III Semana Nacional de Arquivos segue até esta sexta-feira (7)

Imagem: A Semana Nacional de Arquivos é feita em parceria com o Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa (Imagem: Divulgação)Com o objetivo de preservar o valor histórico-cultural dos acervos arquivísticos, segue, até esta sexta-feira (7), a III Semana Nacional de Arquivos na Universidade Federal do Ceará. O público-alvo das atividades são estudantes da UFC e de outras instituições de ensino superior, além de servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade.

Neste ano, a semana traz como tema "Desenhando arquivos", e, na UFC, a programação contém uma série de conferências, debates e mesas-redondas, que ocorrem no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

Leia mais: Importância da gestão de documentos para instituições é destaque na abertura da Semana Nacional de Arquivos na UFC

Também estão previstas, para esta sexta-feira (7), visitas guiadas à Reitoria e ao Museu de Arte da UFC (MAUC). O encerramento ocorrerá nesta tarde, com a conferência "Os arquivos e o dever de memória na terra do esquecimento", ministrada pelo diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio Porto. Em seguida, haverá apresentação cultural do Grupo Verso de Boca.

SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS ‒ Organizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, a Semana Nacional de Arquivos também visa aproximar a sociedade das instituições de memória de todo o País. Para isso, instituições de arquivo e culturais promovem, durante uma semana, atividades para divulgar os trabalhos desenvolvidos nesses espaços. A semana marca ainda o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.

Na UFC, a atividade foi promovida pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), o Memorial e o Museu de Arte da Universidade.

Fonte: Felipe Lourenço, diretor da Divisão de Arquivos da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC ‒ fone: (85) 3366 7384