Central Analítica da UFC iniciará construção da nova sede; convênio foi assinado na quinta (13)

Maquete da nova sede da Central AnalíticaA Central Analítica, órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará, anuncia o início das obras da primeira fase de construção de sua nova sede, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na tarde desta quinta-feira (13), na Reitoria da UFC, foi assinado o convênio pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Fernando Sabóia.

Desde 2014, a central tem funcionado provisoriamente no Departamento de Física, naquele campus. Para a obra do novo prédio, foi concluída licitação no valor de R$ 1.128.015,03, sob a coordenação da FCPC, em parceria com a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra).

A empresa vencedora do processo licitatório é a Construtora Platô Ltda. Os recursos são oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio do Programa Pro-Infra, e executados pela FCPC no âmbito do convênio 01.12.0546.00. A primeira etapa das obras licitadas envolve a criação da infraestrutura para abrigar microscópios eletrônicos e ópticos, bem como a instalação elétrica, com geradores e no-breaks que garantirão fornecimento ininterrupto de energia.

Foto da reunião de assinatura do convênio da nova sede da Central AnalíticaBALANÇO – Na UFC, a construção do novo prédio da Central Analítica já estava prevista no Projeto Institucional do CT-INFRA aprovado pela FINEP em 2012. Para o coordenador-geral do CT-INFRA na UFC, Prof. Alexandre Holanda Sampaio, nos últimos 13 anos, cerca de R$ 56 milhões foram captados em benefício da infraestrutura de pesquisa na Universidade.

"Essa captação de recursos tem sido decisiva para manter a pesquisa competitiva, fundamental para consolidar a excelência da pós-graduação aferida na última avaliação da CAPES", avaliou o Prof. Alexandre Holanda Sampaio.

O subprojeto, intitulado Implantação de uma Central Analítica na Universidade Federal do Ceará, é coordenado pelo Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física, que comemora a construção da nova sede. "É com muita alegria que estamos cada vez mais próximos de concretizar um projeto elaborado coletivamente por vários coordenadores de Programas de Pós-Graduação em 2012. Com a nova sede, teremos instalações mais adequadas para que a Central Analítica execute sua missão e se firme de vez na estrutura da UFC como laboratório de excelência, aberto e multiusuário", afirmou Antônio Gomes.

LEGADO – A segunda fase da construção da sede da Central Analítica, a ser licitada ainda no primeiro semestre deste ano, incluirá salas de apoio administrativo e ambientes para preparação de amostras. As obras da próxima etapa serão custeadas pela própria UFC, no valor de aproximadamente R$ 1 milhão. Os investimentos fazem parte de contrapartida assumida durante os mandatos dos ex-reitores Jesualdo Pereira Farias e Henry de Holanda Campos.

Foto do reitor Cândido Albuquerque assinando o convênioCom a execução das obras, o atual reitor, Prof. Cândido Albuquerque, também se comprometeu a apoiar medidas que incrementam a capacidade de pesquisa desenvolvida pela UFC, em consonância com os eixos estratégicos de inovação e empreendedorismo.

"A Universidade precisa avançar em seus laboratórios multiusuários, e a Central Analítica tem sido um fio condutor nessa questão. A nossa comunidade científica tem um pensamento institucional inteiramente positivo, e é neste caminho que precisamos evoluir", ponderou o reitor Cândido Albuquerque.

Participaram da assinatura do contrato o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Prof. Ademar Gondim; o presidente e o vice-presidente da FCPC, Fernando Sabóia e Paulo Aragão, respectivamente.

SAIBA MAIS – A Central Analítica é um laboratório multiusuário que reúne diversos equipamentos altamente especializados, permitindo experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos podem ser utilizados por pesquisadores de toda a Universidade. Veja no site da Central como utilizar os serviços. Também estão disponíveis os relatórios das atividades realizadas pela Central Analítica até o ano de 2018.

Central Analítica adquire novo microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução
Central Analítica da UFC é laboratório associado em programa nacional de nanotecnologias

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica da UFC – fone: (85) 3366 9915