Procurar no portal

UFC é certificada pelo LACEN e inicia testes de COVID-19; expectativa é de pelo menos 300 testes por dia

Pesquisadora LacenA Universidade Federal do Ceará foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) para realizar diagnósticos de COVID-19.

Os diagnósticos serão feitos no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real. De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, pesquisadores irão revezar-se em três turnos para esse trabalho. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 300 testes por dia.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), Raquel Montenegro, uma equipe do LACEN visitou as instalações do NPDM na última semana e certificou o local para a realização de diagnósticos da COVID-19. "A gente quer fazer [o teste] no mesmo padrão que está sendo feito lá", destaca o Prof. Odorico, informando que a UFC aguarda a chegada dos insumos a serem enviados pelo LACEN para dar início aos trabalhos.

Esta não é a primeira ação do NPDM em busca de acelerar o processo de detecção da COVID-19 no Ceará. No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN. O exemplo foi seguido pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que também cedeu seu equipamento ao Estado. O empréstimo dos equipamentos de PCR pelo NPDM e pelo LABOMAR permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia, segundo a SESA.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300