Encontros Universitários 2019 contarão com palestras online de Márcia Castro, Marcos Lisboa e André Lemos

Imagem com foto dos três palestrantes confirmados pros EUAlém de apresentar a toda a comunidade as pesquisas e ações de extensão que vêm sendo realizadas na Universidade Federal do Ceará, os Encontros Universitários (EU) trarão diversos nomes de peso para discutir os impactos da COVID-19 na sociedade, sob diversas perspectivas. Esta edição 2019, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de maio, contará com palestras de Márcia Castro, da Universidade de Harvard, Marcos Lisboa, presidente do Insper, e André Lemos, da Universidade Federal da Bahia.

Os encontros, que nesta edição obtiveram recorde de inscrições, com 5.246 trabalhos homologados, já estavam com seus preparativos em finalização para ocorrer presencialmente, mas, com a pandemia, foram adiados. Considerando a importância da divulgação destes trabalhos científicos, a Comissão Organizadora buscou inovações em Tecnologia da Informação para viabilizá-los de maneira virtual. Além disso, o diferencial desta edição está no tema geral das palestras: os impactos da Covid-19. Os pesquisadores falarão sobre perspectivas para a saúde, educação e economia.

"A realização dos Encontros é uma demonstração da Universidade de sua capacidade de adaptação e inovação neste momento tão desafiador para a humanidade, mantendo seu compromisso com a sociedade de publicizar a produção acadêmica da UFC, bem como proporcionar à comunidade acadêmica um espaço de interação e celebração mesmo de forma virtual", destaca a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), Prof. Geovana Cartaxo.

PALESTRAS - Os Encontros Universitários 2019 contarão, em cada um dos dias, com palestras, assim como estava anteriormente previsto, mas agora de forma online e sempre no horário de 10:00 às 11:30 da manhã. As três palestras tratarão dos impactos da COVID-19, cada uma sob uma diferente perspectiva: na saúde, na educação e na economia.

A professora Márcia de Castro fará sua participação na abertura dos Encontros (20/05), com o tema “Pandemia e saúde coletiva”. Ela é doutora em demografia e professora associada da Harvard T.H. Chan School of Public Health, na qual é membro docente do comitê consultivo do Programa de Estudos Brasileiros, membro do Programa de Estudos Brasileiros no Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos e membro do comitê de direção do Centro de Análises Geográficas. Márcia de Castro é ainda membro fundador do Conselho Consultivo Científico do Centro Wittgenstein para Demografia e Capital Humano Global.

No dia seguinte (21/05), será a vez do economista Marcos Lisboa, que trará à UFC o tema "Desafios da pandemia e a economia". Ele é o atual presidente do Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos, e colunista do jornal Folha de São Paulo. De 2003 a 2005, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Exerceu ainda, de 2006 a 2009, a função de diretor-executivo e vice-presidente do Itaú Unibanco. Em 2010, Marcos Lisboa recebeu o prêmio de economista do ano da Ordem dos Economistas do Brasil.

No último dia de evento (22/05), o professor André Lemos falará sobre “Desafios da Universidade e da Educação Pós-Pandemia". Ele é professor da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER) e diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. André Lemos é também membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

#FIQUEEMCASA - Os Encontros Universitários 2019 serão realizados em formato virtual em virtude das medidas de prevenção ao contágio pela COVID-19, seguindo as orientações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. A programação de apresentações científicas não acontecerá em espaços físicos da Universidade, seja na submissão de projetos, apresentação de trabalhos ou avaliação de resultados. Além da realização online, nesta edição, a participação dos estudantes com apresentação de comunicações orais e pôsteres será facultativa.

A comissão organizadora do evento já divulgou as principais informações sobre como funcionará esta edição dos Encontros Universitário. Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A comissão criará ainda uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ) que estará disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.