Parceria com Instituto Norberto Bobbio prevê fomento a trabalhos acadêmicos e eventos sobre democracia nos 70 anos da UFC

De pé, no Gabinete do Reitor, da esquerda para a direita: Gustavo Villena (Instituto Norberto Bobbio), César Mortari (Instituto Norberto Bobbio), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC) e Prof. Newton Albuquerque (FADIR). (Foto: Simone Faustino/ CAPI-GR)

Representantes da organização sem fins lucrativos Instituto Norberto Bobbio (INB) foram recebidos, nesta terça-feira (26), pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida. A agenda, que contou ainda com a presença do Prof. Newton Albuquerque, do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, tratou do apoio da UFC ao Prêmio Raymundo Magliano Filho de Cidadania Financeira, promovido pelo INB, e da colaboração interinstitucional para a realização de eventos acadêmicos.

Com a visita recente do embaixador da Itália no Brasil e de representantes consulares à UFC – ocorrida na semana passada –, um dos pontos tratados na reunião foi uma possível articulação entre a Universidade, as autoridades diplomáticas ligadas à Itália em São Paulo e no Ceará e o Instituto Norberto Bobbio. A parceria deve propiciar lançamentos de livros e conferências sobre os temas da cidadania e democracia dentro da programação dos 70 anos da UFC, que se estende por todo o ano de 2024.

De acordo com o diretor-executivo do INB, César Mortari Barreira, a entidade, cujo nome homenageia o intelectual italiano Norberto Bobbio (1909-2004), dedica-se ao aprofundamento da experiência democrática no Brasil, por meio da produção de conhecimento científico e da promoção de premiações e eventos relacionados com temáticas como democracia, direitos humanos, cultura e tecnologia. O trabalho de aproximação do INB com o Nordeste prossegue, nos próximos dias, com visitas à Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a outras instituições de ensino e pesquisa nas capitais Natal e João Pessoa.

"Os 70 anos da UFC são uma oportunidade única de construir simpósios temáticos, e um espaço valioso de diálogo é nosso Colégio de Estudos Avançados (CEA)”, disse o reitor Custódio Almeida, antecipando que vem sendo concebido um seminário sobre a história do movimento estudantil na Universidade, em mais um link da programação dos 70 anos com o debate democrático. Segundo César Mortari, o INB pretende trazer ao Brasil, em agosto, o filósofo e escritor francês Michelangelo Bovero, que foi colaborador de Norberto Bobbio, e lançar, ainda no segundo semestre, as traduções em português de dois livros do pensador italiano.

CIDADANIA FINANCEIRA – O Prêmio Raymundo Magliano Filho de Cidadania Financeira tem como objetivo principal promover a cidadania financeira (compreendida como o exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão tomar decisões financeiras com informação e consciência) e contempla duas modalidades: 1) premiação de trabalhos acadêmicos de pós-graduação lato e stricto sensu sobre o tema da cidadania financeira; 2) reconhecimento a pessoas físicas e instituições públicas e privadas que tenham desenvolvido soluções tecnológicas em cidadania financeira. Em ambos os casos, as inscrições precisam estar enquadradas nas categorias Educação Financeira, Proteção e Eficiência Regulatória e Inovação/Inclusão Financeira.

No caso da comunidade universitária, é possível inscrever até 22 de abril trabalhos de conclusão de curso de especializações, dissertações de mestrado e teses de doutorado (para a modalidade de trabalho acadêmico) que tenham sido aprovados e defendidos de 1º/1/2023 a 31/12/2023, ou aplicativos, sites, softwares e plataformas virtuais (para modalidade de solução tecnológica) que tenham sido disponibilizados no mesmo período. Confira o regulamento completo aqui.