Ciência sem Fronteiras tem novas chamadas para graduação sanduíche

Imagem: Logomarca do programa Ciências sem FronteirasA Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa aos alunos da Universidade Federal do Ceará que o programa Ciência sem Fronteiras está com seis editais abertos, destinados a graduandos de diversas áreas. Os alunos podem concorrer a bolsas de graduação-sanduíche na Áustria, Bélgica, Finlândia, China e Irlanda. As inscrições para a Bélgica e Finlândia podem ser feitas até 5 de abril, enquanto o prazo para as chamadas da Áustria, China e Irlanda segue até 6 de abril.

Os formulários de inscrição já estão disponíveis no site do Ciência sem Fronteiras, onde também podem ser encontradas informações referentes ao processo de candidatura, seleção, documentação e requisitos exigidos para cada edital. Os candidatos poderão fazer apenas uma única inscrição para uma única chamada. Caso o estudante realize uma segunda inscrição, dentro do prazo estabelecido, ela será considerada substituta da anterior, sendo levada para análise a última inscrição submetida.

Para ter a inscrição homologada, exige-se que o candidato tenha nacionalidade brasileira, esteja regularmente matriculado em curso de nível superior de uma das áreas incluídas no programa, tenha integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso, além de ter fluência comprovada no idioma oficial do país para o qual realizou a inscrição.

A nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2009 será utilizada como critério classificatório e só virá a ser considerada nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Porém, todos que atendam aos requisitos mínimos das chamadas estão aptos a concorrer às bolsas, ainda que não tenham realizado o exame.

Atualmente, mais de 300 alunos de graduação da UFC estudam no exterior através do Ciência sem Fronteiras. O programa pretende ofertar mais de 27 mil bolsas de graduação-sanduíche até 2015, quantidade estabelecida com o objetivo de permitir aos estudantes aperfeiçoar seus conhecimentos, além de promover a interação entre pesquisados de vários níveis acadêmicos, inserindo as instituições brasileiras no cenário internacional de desenvolvimento do conhecimento.

LEIA MAIS: Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) incentiva o aprendizado do idioma inglês para quem pretende fazer intercâmbio. O IsF acaba de lançar novo site.

Fonte: Prof. Cláudio Marques, coordenador do Ciência sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 9496