Procurar no portal

UFC avança no Interior: boas-vindas em Crateús; aula inaugural em Russas

Imagem: Aula inaugural reuniu população de Russas (Foto: Dácio Rafael)Um começo de semana importante para a interiorização da Universidade Federal do Ceará: no mesmo dia em que os novos alunos do Campus da UFC em Crateús têm suas primeiras atividades, uma aula inaugural marca o início formal dos trabalhos do Campus de Russas.

O questionamento "Pode o Jaguaribe fluir sem universidade?" foi o mote para a aula inaugural do Campus de Russas, ministrada, na manhã de segunda-feira (4), pelo Prof. Armênio Santos, da Faculdade de Medicina da UFC. A atividade foi realizada na sede temporária do Campus – o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município – e marcou o evento formal de abertura do semestre letivo da unidade.

Falando para uma plateia composta por membros da comunidade acadêmica, integrantes da Casa dos Amigos de Russas, autoridades locais e demais cidadãos russanos, o Reitor Jesualdo Farias destacou o plano de expansão da Universidade, que classificou como "ousado". "Esse projeto, que se consolida com a implantação do Campus de Russas, é algo que se iniciou há mais de 10 anos, com a implantação dos cursos de Medicina em Barbalha e Sobral, com esse compromisso de fixar jovens capacitados no Interior", declarou.

"Acreditamos que, a partir de 2015, com a implantação dos cinco cursos previstos para cá, estaremos contribuindo para acelerar o desenvolvimento dessa região. Não dá mais para, no Ceará, ficarmos lamentando a falta de chuva e jogando a culpa de nossos problemas na questão da seca. Temos que resolvê-los, isso sim, com inteligência e tecnologia", disse.

Imagem: Reitor Jesualdo Farias profere palestra em aula inaugural (Foto: Dácio Rafael)Já o Diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, ressaltou o envolvimento da sociedade russana na trajetória de implantação do Campus e enfatizou o momento histórico para a Região do Jaguaribe. "Estamos vivendo um ponto de inflexão para o desenvolvimento dessa região e tenho certeza de que será antes e depois dessa universidade. Estamos plantando, hoje, a semente da Universidade do Vale do Jaguaribe", afirmou.

Ao fim dos discursos, o Prof. Armênio Santos deu início a sua apresentação, com tópicos relativos à história da Educação na UFC, no País e no Mundo. Encerrada a aula, uma comitiva integrada pelas autoridades presentes seguiu rumo às obras da primeira fase dos prédios que irão abrigar os cinco cursos do Campus, da área tecnológica. Serão eles: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Engenharia de Software, este último já iniciado.

Leia mais: Solenidade marca início de semestre letivo do Campus da UFC em Russas.

PRIMEIRO DIA EM CRATEÚS - Enquanto isso, em Crateús, estudantes do Curso de Ciência da Computação tiveram seu primeiro dia de aula. A data foi marcada por uma recepção de boas-vindas feita pela Profª Maria Elias Soares, diretora do Campus, e apresentação dos alunos e professores. Os laboratórios de informática começaram a ser instalados.

Imagem: Diretora Maria Elias recepciona alunos do Campus de Crateús (Foto: Juniel Vieira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crateús)A aula inaugural – semelhante a que aconteceu em Russas – acontecerá no próximo dia 19. Será ministrada pelo Reitor Jesualdo Farias e terá como tema "Campus da UFC em Crateús: a base para o desenvolvimento tecnológico da Região".

O Campus começa as atividades com o Curso de Ciência da Computação, com 50 vagas – a grande maioria delas ocupadas por estudantes da própria região de Crateús, como Independência, Tamboril, Nova Russas, Ipaporanga e Boa Viagem. "Isso mostra que havia a necessidade e como foi oportuna a criação do campus", diz a Profª Maria Elias.

No município, o clima era de expectativa pelo início das atividades da Universidade. "As pessoas acompanham em detalhes, vão ver como estão as atividades", conta a diretora, destacando as perspectivas que a chegada da Universidade abre para uma geração de moradores da região.

Leia mais: Começam as aulas no Campus de Crateús; laboratórios de informática são instalados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300