Reitor destaca crescimento dos indicadores da UFC

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Jesualdo FariasO Reitor Jesualdo Farias comemorou o bom desempenho da UFC no Ranking Universitário da Folha (RUF) e lembrou que a tendência segue a já identificada por outros estudos, como o do Center for World Universities Ranking (CWUR) e o recém-divulgado levantamento feito pelo Guia do Estudante, que concedeu estrelas a 46 cursos da Universidade. "É muito bom constatar que a política de avançar em todas as áreas – acadêmica, administrativa, de infraestrutura – vem dando resultado", diz.

O Reitor cita o crescimento nos índices de pesquisa, ensino, mercado e, especialmente, internacionalização, no qual a UFC passou da 50ª posição para a 5ª. O professor cita aspectos como a participação dos alunos no programa Ciência sem Fronteiras e a política de internacionalização da Universidade como fator positivo.

Outro destaque apontado pelo Reitor foi a ação da UFC no campo da inovação tecnológica, que fez com que a Universidade fosse a que mais cresceu em todo o Brasil na produção de patentes, segundo o Ranking da Folha.

"Há um foco visível nos programas de mestrado e doutorado de realizar trabalhos voltados para a solução de problemas. De pensar em produtos e sistemas passíveis de serem patenteados", diz, lembrando ainda o trabalho que tem sido desenvolvido de aproximação com os setores produtivos, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Para o Reitor, o processo que levou a esses resultados é irreversível. "Se você analisar, há um conjunto de indicadores muito coerentes que aponta no mesmo sentido", diz. "No entanto, ninguém pode ficar sentado em cima desses dados. É preciso continuar esse trabalho. Se relaxarmos, podemos cair no ranking porque as demais universidades também estão atentas", diz.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – O coordenador de Avaliação Institucional da UFC, Wagner Andriola, destaca que os resultados apontados pelo RUF seguem o que apontam os indicadores da própria Universidade: a UFC vive um ciclo virtuoso. "Estamos mais fortes no que diz respeito ao corpo docente. Com mais e melhores pesquisadores, temos os pleitos de nossos grupos de pesquisa atendidos. Mais convênios internacionais, mais pesquisas publicadas em melhores veículos", diz.

Esse movimento, por sua vez, gera mais oportunidade de envio de alunos para o exterior, o que impacta positivamente no ensino. "E esses alunos de graduação, mais preparados, serão nossos alunos na Pós-Graduação no futuro", completa.

Saiba mais:

UFC é a universidade que mais cresce no País em pedidos de patente

RUF 2014: 10 cursos da UFC estão entre os 20 melhores do País em suas áreas

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.