RUF 2014: 11 cursos da UFC estão entre os 20 melhores do País em suas áreas

Imagem: Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC é considerado o sétimo melhor do País em sua área (Foto: Jr. Panela)Onze cursos de graduação da UFC estão entre os 20 melhores do País em suas respectivas áreas de conhecimento, segundo mostra o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2014, divulgado na última segunda-feira (8). Ao todo, o ranking avalia as 40 áreas de graduação com o maior número de ingressantes no País. Da UFC, foram aferidos 32 cursos. Entre eles, o Curso de Arquitetura e Urbanismo obteve o maior destaque, figurando na sétima colocação. Ou seja, entre todos os cursos de Arquitetura do Brasil pesquisados pelo ranking, o da UFC é considerado o sétimo melhor.

Outros 10 cursos aparecem entre os 20 primeiros colocados em suas áreas: Ciências da Computação (12º), Economia (20º), Engenharia Civil (17º), Engenharia Elétrica (20º), Engenharia Química (14º), Física (10º), Letras (11º), Matemática (11º), Psicologia (13º) e Química (13º). Veja no fim do texto a lista completa dos cursos da UFC e suas respectivas colocações no RUF.

ENTENDA O RANKING – O ranking por curso é feito com base em dois indicadores principais: avaliação do mercado (medida pelo desempenho da instituição em uma pesquisa feita com 1.970 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado) e qualidade de ensino, que é dividido em quatro subindicadores: proporção de professores com mestrado e doutorado, nota no Exame Nacional de Estudantes (Enade), proporção de professores com dedicação integral e parcial e ainda uma pesquisa feita com 611 professores escolhidos pelo Ministério da Educação para analisar a qualidade de cursos superiores.

Foram avaliados os cursos de 2.134 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o País. Este ano, os indicadores referentes à opinião do mercado de trabalho e à qualidade de ensino foram unificados, compondo uma única lista ante as duas que havia anteriormente. O ranking completo está disponível no site do RUF.

Imagem: Laboratório do Curso de Física da UFC (Foto: Jr. Panela)Colocação de cursos da UFC avaliados pelo RUF:

Administração – 52º
Publicidade e Propaganda – 28º
Química – 13º

Ranking da Folha: UFC avança três posições e passa a ser a 13ª melhor do Brasil
Reitor destaca crescimento dos indicadores da UFC
UFC é a universidade que mais cresce no País em pedidos de patente

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.