Encerrado ciclo de colação de grau das turmas do Jubileu de Diamante da UFC

Imagem: Representantes das turmas que colaram grau na última sexta-feira (Foto: Ribamar Neto)O agora bacharel em Direito William Lessa, orador representante dos 674 graduandos na cerimônia de colação de grau da noite de sexta-feira (16), afirmou que não bastasse a honra de estarem sendo graduados pela "grandiosa Universidade Federal do Ceará, ainda temos a imensa distinção de ser parte da Turma dos 60 Anos", referindo-se ao Jubileu de Diamante da Instituição, criada em 1954 e instalada em 1955. Emocionou o público quando, dirigindo-se à mãe, agradeceu a ela e disse com voz firme: "Eu te amo".

A Profª Joelma Soares da Silva, coordenadora do Curso de Secretariado Executivo e oradora representante do corpo docente, reconheceu que, embora fosse falar para um público "tão amplo e ao mesmo tempo tão seleto, como os formandos da UFC", todos, independentemente das particularidades, tinham um traço em comum: "Congregarmos uma das maiores e melhores universidades do País".

Veja e baixe fotos do último dia da colação de grau no Flickr da UFC

Leia mais: Amizade desde o ingresso na Universidade à conclusão do curso é celebrada por formandos

Imagem: O orador William Lessa, agora bacharel em Direito, emocionou o público ao declarar-se para a mãe: "Eu te amo", disse (Foto: Ribamar Neto)Além de produzir e difundir conhecimentos, a Universidade trabalha o diálogo, abre espaço para a livre veiculação de ideias e não há dúvida de que essas práticas têm sido uma das contribuições mais valiosas oferecidas pela Academia ao progresso da humanidade, enfatizou o Prof. Jesualdo Farias, Reitor da UFC, em seu discurso.

A colação de grau sempre é celebrada com grande júbilo, prosseguiu o Reitor. "Nós, que fazemos a UFC, intimamente sentimos a sensação do dever cumprido, posto que nossa mais importante missão é, justamente, entregar à sociedade profissionais de nível superior, que logo irão contribuir, nas mais diversas áreas do saber, para o avanço socioeconômico do Estado e da região e a consequente melhoria das condições de vida de nosso povo", ressaltou.

Ao parabenizar os formandos e seus familiares – todos vitoriosos, ressaltou –, o Reitor Jesualdo Farias chamou a atenção para a chegada do futuro "com desafios, promessas e algumas incertezas". Mas se disse convicto de que os recém-formados, "ancorados nos conhecimentos e valores que absorveram na Universidade pública de qualidade, estão preparados para este novo dia".

Imagem: Mesa da solenidade da colação de grau na última sexta-feira (Foto: Ribamar Neto)ALÉM DO CONTEÚDO – Reconheceu o bacharelando William Lessa, em sua fala, que durante os anos que passaram na Universidade  tiveram a oportunidade de conhecer com profundidade a Instituição, os recursos e as atividades que ela oferece. "Muito além do conteúdo, aprendemos que na faculdade iniciamos a formação de nosso futuro profissional. Notamos que temos a liberdade e a autonomia para o crescimento", admitiu.

AMOR – Assegurando que "sem amor não desenvolvemos nenhum outro sentimento, a Profª Joelma Soares da Silva lembrou as Escrituras, que falam em amar o próximo, e foi buscar em Renato Russo a frase "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", finalizando com citação de Mário Quintana: "Espalhe que o amor não é banal. E que, embora estejam distorcendo o sentido verdadeiro dele nos tempos modernos de hoje, ele existe".

GRADUADOS – Receberam diploma de graduação pela UFC concludentes de Ciências Sociais (diurno e noturno), Biblioteconomia, História, Letras, Letras (inglês e espanhol) e Psicologia (cursos do Centro de Humanidades); Direito (diurno e noturno); Administração (diurno e noturno), Ciências Atuariais, Ciências Contábeis (diurno e noturno), Ciências Econômicas (diurno e noturno) e Secretariado Executivo (cursos da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade  FEAAC); e ainda Pedagogia (diurno e noturno) e Pedagogia da Terra (cursos da Faculdade de Educação).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332