Amizade desde o ingresso na Universidade à conclusão do curso é celebrada por formandos

Imagem: Nascida na Guiné-Bissau, Jacinta de Oliveira se formou em Letras (Foto: Jr. Panela)Nos jardins da Reitoria da UFC, minutos antes do início da solenidade de formatura, eles nunca estão sozinhos. Em grupos, com câmeras fotográficas na mão e sorrisos no rosto, os concludentes celebram, além do fim da graduação, os laços e amizades construídos ao longo do curso. A agora graduada em Letras (Literatura) Jacinta de Oliveira, de 26 anos, veio da Guiné-Bissau para a UFC em busca do diploma e se prepara para retornar ao país de origem com o sonho realizado. No Brasil, deixará "grandes amigos", que ela disse terem sido essenciais para a adaptação em Fortaleza.

"No começo, o professor falava em 'seminário', e eu não sabia o que era. Lá (Guiné-Bissau) não tem (a palavra). Eu ficava meio perdida, não sabia o que os professores estavam dizendo", lembrou Jacinta na sexta-feira passada (16), último dia do ciclo de colação de grau da Turma UFC 60 anos. A superação veio com a cooperação dos colegas e de alguns de seus professores, cujos nomes ela citou carinhosamente.

Veja e baixe as fotos do último dia da colação de grau no Flickr da UFCVeja e baixe as fotos do último dia da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Graduadas em Biblioteconomia, Bianca, Gerlane e Jardênia comemoraram a conclusão do curso (Foto: Jr. Panela)Para a bacharel em Direito Amanda Estevam, de 22 anos, também formada na última sexta-feira, a universidade pública tem diferenciais que proporcionam maior união entre os estudantes. "A sensação hoje (dia da colação) é de que aprendi muito e de que construí amigos. Quero voltar, desta vez como professora", disse. Bianca Soares, também de 22 anos, Gerlane Lima, 24 anos, e Jardênia Cardoso, de 23 anos, do Curso de Biblioteconomia, lembraram as inúmeras viagens pelo Brasil que fizeram juntas ao longo da graduação.

Por causa dos congressos e das oportunidades acadêmicas do curso, a Universidade proporcionou experiências únicas que acabaram por fortalecer o vínculo entre aquelas que, até então, eram apenas colegas de sala. "Obrigada, UFC", finalizaram, em coro, o discurso de despedida da Universidade.

A passagem pela UFC trouxe mais que conhecimento em Ciências Contábeis para Leone Moreno, de 26 anos. Ex-bolsista de Incentivo ao Desporto, rodou o País participando de campeonatos de xadrez e se tornou campeão cearense no esporte, no qual ele pretende continuar. No dia da formatura, o sentimento era de gratidão "a todos que fizeram parte dessa trajetória".

Junto com Leone, Jacinta, Amanda, Bianca, Gerlane e Jardênia, formaram-se outros 668 estudantes dos seguintes cursos: Ciências Sociais (diurno e noturno), Biblioteconomia, História, Letras, Letras (inglês e espanhol) e Psicologia (cursos do Centro de Humanidades); Direito (diurno e noturno); Administração (diurno e noturno), Ciências Atuariais, Ciências Contábeis (diurno e noturno), Ciências Econômicas (diurno e noturno) e Secretariado Executivo (cursos da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade  FEAAC); e ainda Pedagogia (diurno e noturno) e Pedagogia da Terra (cursos da Faculdade de Educação).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332