Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Esclarecimentos sobre cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações

Imagem: Ilustração com teclado de computadorA UFC esclarece que os cursos de graduação em Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações, em Fortaleza, estão disponíveis para matrícula no Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos oferecem 60 vagas, cada um, e as turmas terão início neste semestre.

As duas novas graduações do Centro de Tecnologia tiveram seus projetos pedagógicos aprovados nos conselhos superiores da Universidade e iniciam a formação de engenheiros em 2015.1. O corpo docente é formado por professores mestres e doutores da UFC, vinculados ao Departamento de Engenharia de Teleinformática e ao Centro de Ciências.

Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações surgiram a partir da segmentação do curso de Engenharia de Teleinformática, que não será mais ofertado, e da necessidade de formação especializada de engenheiros com perfis específicos nessas áreas.

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO  A formação em Engenharia de Computação dura cinco anos. Nela, os estudantes terão possibilidade de aprender conteúdos como modelagem, análise e simulação de sistemas, paradigmas de programação, informática, eletrônica analógica e digital, dentre outras.

O engenheiro de computação tem respaldo legal na Resolução nº 380 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que define as competências do profissional, a exemplo da análise de sistemas computacionais. A Resolução nº 218, também do Confea, confere aos engenheiros a permissão para realizar supervisão, coordenação e orientação técnica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; ensino, pesquisa, análise e experimentação, dentre outras atividades.

O corpo docente será composto por 15 professores do Departamento de Engenharia de Teleinformática e 15 do Departamento de Computação, e disporá de 31 laboratórios.

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES  Também com duração de cinco anos em turno integral no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e com turmas de 60 alunos, o Curso de Engenharia de Telecomunicações inicia sua primeira turma em 2015.

A formação em Telecomunicações é dividida em cinco núcleos: conteúdos básicos, profissionalizantes, específicos, atividades de prática e disciplinas livres. O estudante irá aprofundar-se em áreas como: comunicações móveis, redes ópticas, TV digital, processamento estatístico de sinais, redes de comunicações, sistemas de comunicações via rádio e comunicações por satélites.

Ao final do curso, o engenheiro de telecomunicações terá competências para periciar e auditar sistemas e redes de telecomunicações; planejar, conceber, especificar, projetar e implementar equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações com e sem fio; realizar testes de aceitação e inspeção em equipamentos e sistemas de telecomunicações; realizar pesquisa e participar como agente no desenvolvimento de novas tecnologias.

SERVIÇO:
Engenharia de Computação
Coordenador: Prof. Helano de Sousa Castro
Vice-coordenador: Prof. Rudini Menezes Sampaio
Endereço: Campus do Pici, Bloco 725
Fone: (85) 3366.9467
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Engenharia de Telecomunicações
Coordenador: Prof. Yuri Carvalho Barbosa Silva
Vice-coordenador: Prof. Walter da Cruz Freitas Jr.
Endereço: Campus do Pici, Bloco 725
Fone: (85) 3366.9470
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo