MEC confirma: UFC é a instituição mais procurada do País no Sisu 2015

Imagem: Reitoria da UFC (Foto: Davi Pinheiro)Pelo quarto ano consecutivo, a UFC foi a instituição de ensino mais procurada em todo o Brasil no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Foram 187 mil inscrições para as 6.238 vagas oferecidas, de acordo com o balanço final do Sisu divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira (26). Na média, a concorrência na UFC foi de 30,07 candidatos por vaga, acima da média nacional, que foi de 26,4.

Em segundo lugar em inscrições, aparece a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 186 mil inscrições, seguida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 177 mil inscritos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 174 mil registros, ficou na quarta posição, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 149 mil inscritos, ficou na quinta.

"O fato de a UFC ser a instituição mais procurada no Brasil pode ser creditado ao reconhecimento da sociedade tanto da variedade como da qualidade de seus cursos", avalia o Prof. Miguel Franklin, coordenador do Sisu na Universidade, que lembra o crescimento da Instituição em diversos rankings acadêmicos.

Leia mais: Divulgado edital com normas de seleção e matrícula na UFC a partir do Sisu 2015

BALANÇO NA UFC – Os dados finais do Sisu mostram que as 187 mil inscrições foram feitas por 127.767 candidatos (no Sisu, cada inscrito pode fazer duas inscrições). Destes, 59,7 mil colocaram a UFC nas duas opções de curso a que tinham direito. Entre os inscritos, 87% são residentes no Estado, contra 3,12% de São Paulo, 1,2% de Minas e 0,9% da Bahia.

Levantamento feito pela Coordenação do Sisu na UFC revela que, mais uma vez, a grande maioria das vagas (91,3%) deverá ser ocupada por estudantes que residem no Ceará. O levantamento mostrou ainda que, dos 184 municípios cearenses, 154 conseguiram aprovar um aluno na Universidade. Entre os estados que mais devem enviar residentes para a Universidade estão São Paulo (2,28% dos aprovados), Piauí (0,91%) e Pará (0,85%).

Um dado que chamou a atenção foi que 51,74% das inscrições se deram na classe de cota, enquanto 48,2% se deram na Ampla Concorrência. "Considerando que temos 50% de vagas de cotas, a concorrência pelas vagas das cotas é ligeiramente maior do que a da Ampla Concorrência", diz o Prof. Miguel Franklin.

INSCRITOS – O MEC liberou nesta segunda-feira a primeira chamada do Sisu 2015.1. Os candidatos devem acessar o site do próprio Sistema, clicar em "lista dos selecionados", informar nome da instituição e os demais dados para saber os selecionados de cada curso da Universidade.

Os aprovados devem fazer a solicitação de matrícula entre sexta-feira (30) e terça-feira (3) da próxima semana, apresentando os documentos exigidos pela Universidade ou pela Lei das Cotas. Os candidatos de Fortaleza devem procurar a Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, enquanto os candidatos do Interior devem procurar as respectivas diretorias das unidades nos campi de Sobral, Quixadá, Russas ou Crateús.

Quem não foi aprovado na primeira opção de curso pode se inscrever na lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse no próprio site do Sisu e aguardar o edital que deve ser lançado até o dia 6 de fevereiro. Os interessados devem acompanhar pelo site do Sisu na UFC. Acesse o balanço geral das inscrições e resultados do Sisu 2015, feito pelo MEC.

Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – fones: 85 3366 9410 e 3366 9036