Estudantes de graduação devem ficar atentos aos prazos das bolsas

Estudantes de graduação que quiserem obter bolsa na UFC devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Alguns dos programas que estão oferecendo o benefício entraram nos últimos dias de registro dos candidatos. No total, a UFC deve oferecer mais de 8 mil bolsas neste ano. Cerca de 4 mil são destinadas a estudantes de graduação, distribuídas em diversos programas e pró-reitorias. O valor padrão é de R$ 400,00.

A Pró-Reitoria de Administração destina 10 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Administração (PIBAD), cujo objetivo é inserir os estudantes na gestão de unidades administrativas e acadêmicas da UFC, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRRPG). As inscrições para a seleção ocorrem de 4 a 6 de fevereiro. Mais informações podem ser vistas no Edital nº 01/2015.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou o Edital n° 35/2014, que trata da seleção de bolsistas para atuar em suas próprias coordenadorias e projetos. São 61 vagas, das quais uma para o Campus de Sobral e o restante para Fortaleza. As inscrições seguem até sexta-feira (6).

Ainda na Prograd, serão concedidas 764 bolsas de monitoria remunerada do Programa de Iniciação à Docência (PID). As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (4) e seguem até 26 de fevereiro (detalhes no Edital nº 33/2014). Os estudantes devem ficar atentos ainda às 492 bolsas do Programa de Educação Tutorial (PET). As seleções ocorrem durante o ano e não são centralizadas. O tutor de cada grupo do PET seleciona os bolsistas.

A Pró-Reitoria de Extensão oferece 650 bolsas referentes ao Programa de Bolsas de Extensão 2015. Primeiramente, a Pró-Reitoria recebe as propostas de ações de extensão, o que deve ocorrer até o próximo dia 13. Após avaliação e divulgação das propostas contempladas, é aberta a seleção de bolsistas, que ocorre de 9 a 13 de março. Detalhes no Edital nº 01/2014.

Já os estudantes interessados em disputar uma das 100 bolsas do Programa de Promoção da Cultura Artística, da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, têm até 13 de fevereiro para fazerem suas inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo Edital nº 02/2014 ou pelo telefone (85) 3366 7831.

NOVOS EDITAIS Um novo edital foi divulgado nesta segunda-feira (9) pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ofertando 1.200 bolsas de Iniciação Acadêmica. Em breve, deve ser divulgado edital sobre as bolsas de Incentivo ao Desporto.

A Seara da Ciência também está inscrevendo bolsistas de graduação de vários cursos. As inscrições ocorrem até 25 de fevereiro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331