UFC e Dragão do Mar lançam projeto que trará grandes nomes da ciência e cultura

Imagem: O Prof. Dirk Helbing proferiu palestra sobre a revolução digital (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará e o Instituto Dragão do Mar lançaram, na noite de segunda-feira (18), uma novidade que deverá estimular o debate sobre os temas mais pulsantes da atualidade. Trata-se da Agenda Ciência e Cultura, que promoverá uma série de conferências e palestras, abertas ao público, com grandes nomes dos meios científico e cultural.

Uma palestra sobre o impacto da revolução digital na sociedade e no mundo do trabalho, proferida pelo Prof. Dirk Helbing – referência mundial na área de modelagem computacional –, marcou o lançamento da Agenda, cujo formato e programação para 2018 ainda serão definidos e formalizados.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

"Trazer a academia para os centros culturais, numa legítima celebração do conhecimento, é um dos objetivos da Agenda. Queremos promover experiências de transformação pessoal, de emersão lúdica do pensamento", explicou o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares, durante o evento, realizado no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Imagem: Representantes da UFC e do Governo do Estado estiveram presentes no lançamento da Agenda (Foto: Ribamar Neto/UFC)PARCERIA – O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, participou do lançamento e reafirmou que o Ceará tem se destacado no País como um "oásis" de resistência e incentivo à ciência e tecnologia. A Agenda, segundo ele, seria uma demonstração disso, ao privilegiar discussões de caráter artístico-científico.

A aproximação e parceria entre Governo do Estado e Universidade, bem como com o Instituto Dragão do Mar, foi destacada pelos presentes, como o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, e o secretário-chefe de gabinete do governador Camilo Santana, Élcio Batista.

Conforme explicou o diretor do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a proposta, ainda a ser estruturada, é trazer ao Ceará, pelo menos uma vez por mês, um "grande nome" para a programação da Agenda.

Imagem: Dirk Helbing é professor do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Foto: Ribamar Neto/UFC)O evento de segunda-feira foi uma realização da UFC, do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). A Agenda Ciência e Cultura do Ceará do Conhecimento tem apoio da Funcap e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

PALESTRA – A conferência que marcou o lançamento da Agenda foi prestigiada por curiosos e cientistas de várias áreas do conhecimento. O tema, interdisciplinar, diz respeito a todos: uma próxima civilização, resultante dos grandes impactos da revolução digital. Segundo o Prof. Dirk Helbing, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, caminhamos para a reinvenção de modelos econômicos, de novas relações de trabalho, de modelos de cidade. Após a palestra, o cientista respondeu a perguntas da plateia.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333