Faculdade de Medicina inaugura Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro e homenageia aposentados

Imagem: Descerramento da placa do novo prédio didáticoA programação dos 70 anos de fundação da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará prosseguiu na manhã desta quinta-feira (10), com homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos aposentados e inauguração do Bloco Didático Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro. À solenidade, no auditório do novo bloco, estiveram presentes o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e a diretora da FAMED, Profª Valeria Goes Pinheiro, além de professores, alunos e servidores.

Localizado no Campus do Porangabuçu (Rua Papi Júnior, 1233, Rodolfo Teófilo), o novo bloco didático conta com cinco andares, cada um com área de 1.100 metros quadrados. A edificação foi construída com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Veja outras imagens no Flickr da UFC

A nova edificação presta homenagem ao professor, médico e pesquisador da UFC na área de Oncologia Ronaldo Ribeiro, falecido em 2015, aos 59 anos. Conta com salas de aula, auditórios nos 1º, 3º 4º e 5º andares, laboratórios de habilidades para treinamentos supervisionados e simulações, salas de avaliação espelhadas, consultórios para aulas simuladas, sala de videconferência e outros ambientes de aprendizagem e convivência.

HOMENAGENS – Antes do descerramento da placa inaugural desse novo espaço da FAMED, foi realizada solenidade de homenagem a servidores docentes e técnico-administrativos aposentados da Faculdade, com a entrega de um certificado de reconhecimento pela "dedicação e pelos relevantes serviços prestados  ao povo cearense".

Imagem: Novo bloco didático conta com cinco andares, cada um com área de 1.100 metros quadrados (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na abertura da cerimônia, a Profª Valeria Goes Pinheiro lembrou o histórico da FAMED que ela havia relatado em solenidade realizada na noite de quarta-feira (9), na Reitoria, destacando a importância desses servidores que ajudaram aquela faculdade a chegar no nível de excelência de hoje.

Em nome dos homenageados, falou o Prof. Elias Boutala Salomão. Aos 82 anos, 56 anos de formado e mestre de gerações de médicos, fez questão de prestar reverência aos fundadores da Faculdade de Medicina – Juradyr Picanço, José Carlos Ribeiro, Newton Gonçalves, Walter Cantídio e Waldemar Alcântara. Lembrou que quando tinha 12 anos, acompanhou pelos jornais a luta para a criação de uma faculdade de medicina no Ceará, o que lhe despertou o interesse pela área.

Considera a FAMED uma árvore que tem dado grandes frutos e já levou brotos para outros locais, referindo-se aos cursos de Medicina de Barbalha e Sobral. Prof. Elias revelou tristeza por ter se aposentado ainda com o "coração pulsante e o cérebro criativo". Com bom humor, afirmou: "Aqui estarei no centenário da Faculdade de Medicina".

EXCELÊNCIA – Em seu discurso, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, parabenizou os homenageados, saudou a família do Prof. Ronaldo presente ao evento e elogiou a excelência da gestão da Profª Valeria Goes Pinheiro, à frente da Faculdade de Medicina. Destacou que apesar dos "momentos sombrios que o Brasil atravessa, nossa faculdade nunca colheu tantas vitórias e reconhecimentos". O nível de excelência corrobora o atual estágio da UFC como um todo, que se destaca em rankings nacionais e internacionais e que, declara ele, "é mérito de todo o conjunto" dos que fazem a Instituição.

Imagem: Profª Valeria Goes Pinheiro destacou a importância dos servidores que ajudaram a FAMED a chegar no nível de excelência de hoje (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor falou ainda sobre a importância de se lutar em defesa da universidade pública, "respeitando a diversidade e a opinião do outro". Com otimismo, afirmou que vê novas perspectivas para a FAMED, com as articulações que vêm sendo feitas com a Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, destacando entre as ações o programa Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu.

AGRADECIMENTO – Coube ao Prof. Roberto Lima falar sobre o Prof. Ronaldo Ribeiro. Ele destacou a justeza da homenagem da faculdade em dar o nome do oncologista ao novo espaço. Além das qualidades do Prof. Ronaldo como docente e pesquisador, ele enfatizou a forma humanizada como seu ex-professor encarava a Medicina, especialmente a área da Oncologia.

Clarissa Sampaio, viúva do Prof. Ronaldo, agradeceu a homenagem juntamente com os filhos Lucas e Daniel. Foi com um pensamento do alemão Bertolt Brecht que ela resumiu o que o saudoso professor representa: "Há homens que lutam um dia, e são bons; há outros que lutam um ano, e são melhores; há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331