Procurar no portal

Grupo de Tecnologias Assistivas fortalece política de acessibilidade na UFC

Logomarca do Grupo de Tecnologias Assistivas da UFC, que contém um poliedro multifacetado com duas mãos azuisA política de acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência na Universidade Federal do Ceará ganharam um novo capítulo a partir da criação do Grupo de Tecnologias Assistivas (GTA), na última terça-feira (9). O grupo foi oficialmente instituído por meio das Portarias nº 100 e 101/2019, do Gabinete do Reitor da UFC, e é formado por 22 membros oriundos de diversas unidades acadêmicas da Instituição, entre servidores docentes e técnico-administrativos, além de representantes de empresas, movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Para o coordenador do GTA, Prof. Roberto Cesar Vieira, o novo grupo surge da articulação institucional da UFC e do encontro entre vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, concretizado no 1º Seminário de Integração de Tecnologias Assistivas, em abril deste ano. Ele cita ainda um convênio que está em andamento entre a UFC e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), para adquirir impressoras 3-D de grande porte e de última geração, com o intuito de produzir próteses a baixo custo.

Uma das principais propostas é reunir um coletivo interdisciplinar de especialistas de áreas como Saúde, Engenharias, Ciências Humanas e Artes para elaborar ações conjuntas, captar recursos em editais de financiamento e estimular intercâmbios com outras instituições. "O que esperamos com o Grupo de Tecnologias Assistivas é integração, colaboração e que tenhamos mais força com a união de esforços. Com os diversos laboratórios, podemos fazer um uso mais racional de todos os equipamentos, e diminuir a redundância de máquinas", explica Roberto Vieira.

INCLUSÃO – Segundo a diretora da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Profª Vanda Leitão, as tecnologias assistivas têm sido um eixo de atuação estratégica desde que o órgão foi criado, em 2010. A secretaria compõe o conselho consultivo do GTA e é a principal interlocutora da política de acessibilidade e inclusão da Universidade, especialmente desde a adoção de cotas de pessoas com deficiência para ingresso no ensino superior.

"Para a efetivação da política de inclusão de pessoas com deficiência na UFC isso é muito promissor, na medida em que os recursos de tecnologia assistiva são elementos imprescindíveis ao acesso das pessoas com deficiência ao conhecimento, aos espaços, à comunicação, entre outros. A aplicação dos resultados de tais estudos se amplia como importante aliado à implantação das políticas de inclusão de pessoas com deficiência na UFC", declara Vanda Leitão.

Imagem: Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), da UFC, produz e distribui gratuitamente equipamentos como cadeiras de banho e de alimentação de baixo custo para crianças com dificuldades motoras e de locomoção (Foto: Ribamar Neto/UFC)COMPROMISSO SOCIAL – Na avaliação do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, a criação do Grupo de Tecnologias Assistivas abre novas frentes de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade. Ele ressalta a "imensa necessidade social" da população pelo acesso a próteses de quadril e de joelho, e o atendimento às demandas específicas das pessoas com deficiência na Universidade como um todo.

"É extremamente importante a Universidade promover essa reflexão sobre uma área em que há muita carência, e na qual existe muito potencial para desenvolvimento e inovação. Então, isso é muito positivo, pois fortalece a nossa política de apoio à pessoa com deficiência e, mais uma vez, é uma demonstração da responsabilidade social que a UFC tem e precisa ter como instituição pública", ressalta Henry Campos.

PRÓXIMAS AÇÕES – No dia 2 de agosto, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), ocorrerá o 2º Seminário de Integração em Tecnologias Assistivas da UFC. No evento, tomarão posse os membros do GTA e haverá programação com palestras, workshops e apresentação de trabalhos.

As reuniões do Grupo de Tecnologias Assistivas da UFC são abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral, e interessados que desenvolvem projetos na área de acessibilidade e tecnologias assistivas podem se integrar à iniciativa. O grupo possui uma página no Facebook, e está desenvolvendo um novo site para atualizar conteúdos e conectar pesquisadores e projetos envolvidos na temática.

Fonte: Prof. Roberto Cesar Vieira, coordenador do Grupo de Tecnologias Assistivas e docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – fone: (85) 3366 7490 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300