Museu de Arte da UFC lança programação de cursos e oficinas para as férias

Imagem: Cartaz da programação de férias no MAUCPara este mês de julho, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará preparou uma programação especial de férias com oficinas e cursos em diversas linguagens artísticas e temas, como pintura, colagem, arte experimental, linoleogravura e autorretrato. São mais de 400 vagas nas atividades, que são gratuitas e abrangem todas as faixas etárias.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulários eletrônicos, que são liberados a partir do primeiro dia de inscrição de cada atividade. Já com inscrições abertas, até sexta-feira (5), está a oficina de autorretrato, que ocorrerá no dia 10, das 14h às 16h, no próprio museu (Av. da Universidade, 2854, Benfica). A oficina é destinada a crianças de 3 a 12 anos e oferta 10 vagas.

As atividades seguem durante todo o mês e têm o objetivo de manter a circulação de pessoas no museu durante o recesso escolar e acadêmico. As oficinas e cursos também garantem certificado aos participantes que cumprirem frequência mínima de 75% da carga horária. A direção do museu ainda divulgará outra programação com as apresentações artístico-culturais para o período de férias.

SÁBADO NO MUSEU – Neste sábado (6), o MAUC irá funcionar das 9h às 13h com diferentes ações culturais. Para começar, às 9h, o Grupo Verso de Boca fará uma apresentação com poesias de nomes expressivos da poesia nacional e estrangeira. Em seguida, haverá o primeiro Encontro dos Grupos de Bordado Entrelaçadas e Iluminuras, com o objetivo de bordar o prédio do MAUC para o projeto de obras acessíveis, que está sendo desenvolvido pelo museu e os grupos de bordado. A atividade será aberta ao público, que deve levar seu material.

A partir das 10h, acontecerá o lançamento do livro Correndo o risco, uma história de estudos e rabiscos, do artista plástico Mário Sanders. Ele também é ilustrador e designer gráfico, com atuação através de suas ilustrações em veículos de comunicação do Ceará, como o jornal O Povo.

O livro reúne a trajetória do artista de 1981 a 2018 em experiências no mercado de arte e editorial, apresentando sua história no cenário artístico local e nacional. Com apresentação de Clarisse Ilgenfritz, a obra conta ainda com textos de Albanisa Dummar, Augusto César Costa, Dante Diniz, Flávio Paiva, Jackson Araújo e citações de Casimiro Xavier de Mendonça, Dodora Guimarães e Roberto Galvão.

EM CARTAZ – Além dessas atividades, as mostras do MAUC seguem abertas para visitação da comunidade. Continuam em cartaz as exposições: Nunca se viaja em vão… Se o destino é Fortaleza, do grupo Entrelaçadas; Iluminuras – Literatura e Bordado, do Grupo Iluminuras, e Mato Branco, do artista plástico Roberto Galvão.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7480 e 3366 7481