Procurar no portal

Experiência de vida e princípio da autonomia universitária inspiram terceira noite de colação em Fortaleza

Imagem: Pessoas vestidas de becas com mãos para cima vibrandoDizem que a educação é a melhor herança que os pais podem deixar para os filhos. Antes mesmo do convívio escolar propriamente dito, é no ambiente doméstico que atuam nossos primeiros educadores. E, se com o passar do tempo, mais maduros e sábios, pais e mães desejam ir à universidade para retomar projetos ou ainda fazer a primeiro curso superior? Somando juventude à experiência, na noite dessa quinta-feira (18), graduaram-se pela Universidade Federal do Ceará 370 alunos de cursos ofertados pelo Centro de Humanidades, pela Faculdade de Direito, pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e pela Faculdade de Educação (FACED). A cerimônia, na Concha Acústica da Reitoria da UFC, encerrou o ciclo de colações de grau do semestre 2019.1 na Capital.

Imagem: Foto de uma senhora vestida de beca ao lado da filha, uma jovem de cabelos longos e cacheados usando vestido estampadoETERNO APRENDIZ – Uma vida inteira de ensino e aprendizado, é assim a história de Maria Luísa Santos, 50 anos, e da filha Hévila, 21. Do amor por crianças, veio a dedicação de Maria no cuidado e na orientação da filha desde os dias iniciais: nas primeiras palavras, na primeira papinha, no primeiro caminhar para o mundo. Os anos foram passando, a filha foi crescendo e, junto com ela, o sonho no peito de Maria de atuar na área da Educação. Os percursos fizeram com que o sonho adormecesse, mas não morresse.

Mas como poetizou Milton Nascimento sobre as Marias pelo Brasil afora, elas trazem "essa estranha mania de ter fé na vida". E, já na maturidade, Maria arregaçou as mangas e passou um novo ensinamento à filha: de que sempre é tempo de aprender. Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e entrou no Curso de Pedagogia da UFC. "Entrar na faculdade depois dos 40 não é fácil, mas, com a ajuda da família, consegui chegar até aqui", celebrou. Na noite da colação de grau, mãe e filha comemoraram a formatura de Maria, que inspirou Hévila a também cursar Pedagogia. "Em casa, sempre estudávamos juntas. Com certeza, ela foi uma inspiração para mim e me motivou ainda mais para continuar", declarou a filha, orgulhosa.

Assista ao vídeo da UFCTV sobre os três dias de colação de grau em Fortaleza:

Imagem: Foto de uma senhora com besca e chapéuRECOMEÇO – Muitas trajetórias de começos e recomeços passaram pela Reitoria da UFC. É o caso de Adriana Aquino de Souza, de 49 anos, que se formou em Odontologia pela UFC em 1994, e, após 20 anos de carreira, mudou de área. Deixou o consultório, ingressou no Curso de Direito noturno e, já aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela se prepara para prestar concursos públicos. "Vou sentir muita falta da faculdade, porque é muito rico o contato com os jovens. Não sinto a idade que tenho, e eles têm muito respeito e acolhimento com a gente, não parece que temos essa diferença de idade", refletiu Adriana.

O marido dela, Hosiberto Santana, é professor do Departamento de Engenharia Química da Instituição, e, seguindo o exemplo da esposa, retornou aos bancos escolares e atualmente estuda Filosofia na UFC. "É um sentimento de dever cumprido e de felicidade. A família tem que fazer isso: apoiar e parabenizar por esse feito", resumiu.

ALTERIDADE – Esteve como orador discente na terceira noite de colação de grau o formando do Curso de Direito Levi Matos. O jovem enfocou a importância, para cada futuro profissional, de ter uma consciência crítica sobre a realidade social na qual atua. "Lembremo-nos que em paralelo ao universo erudito do qual compartilhamos aqui, há uma parcela deste País que não goza das perspectivas que assumimos em nossas vidas neste momento. Essa lembrança se faz necessária porque nossas conquistas nos tentam a nos individualizar em nossas carreiras, como se nossas realizações fossem desprovidas de qualquer compromisso com o próximo", assinalou.

Imagem: foto de professores com beca olhando a multidão de formandos na Concha AcústicaExercer a profissão escolhida sob o ideal de melhoria da sociedade é um objetivo a ser perseguido por cada formando, reiterou Levi. "Pensar a nossa condição humana como finita e, por isso, dependente do todo, pode ser revolucionária. Quando nos enxergamos como parte de uma engrenagem, nos despimos da vaidade de perseguir nossos projetos pessoais a todo custo e passamos a agir sob o sentimento de transformação", preconizou.

Com orientações sobre os novos desafios impostos pela vida profissional que se avizinha, o orador docente, Prof. Messias Holanda Dieb, do Curso de Pedagogia, falou aos formandos. "É imperioso que vocês busquem cultivar sempre um ambiente de trabalho harmonioso, em que as relações sejam pacíficas, respeitosas e cooperativas. Jamais permitam que a ambição da competitividade gratuita e destruidora atinjam suas almas e sempre que se sentirem fraquejando desenvolvam a resiliência e a maturidade de levantar, sacudir a poeira e continuar a jornada. Nessa perspectiva, portanto, nunca vendam os seus sonhos", recomendou.

Veja mais fotos da colação de grau no Flickr da UFC

AUTONOMIA – O modelo de ensino superior público brasileiro e os recentes cortes nos orçamentos das universidades federais foram o destaque da fala do reitor Henry Campos. "Custa-nos constatar que todo o relevante trabalho desenvolvido por esta Instituição, tão respeitada e querida dos cearenses, confronta-se hoje com um corte de mais de um milhão de reais do seu orçamento de custeio. Quanto sacrifício mais irão impor a esse patrimônio inalienável do nosso povo, refreando seu crescimento, seu ímpeto criativo, sua capacidade de intervir positivamente em favor do desenvolvimento social e econômico?", questionou.

Em seu discurso, Henry Campos ainda defendeu o princípio da autonomia universitária e reforçou o quão fundamentais são as universidades públicas brasileiras para a inclusão social e o desenvolvimento do País. "Queremos que se nos assegure o preceito constitucional da autonomia universitária, para continuarmos servindo, não a partidos políticos, não a grupos econômicos, mas à sociedade, algo que sabemos fazer com ética e isenção. Foi o modelo de universidade pública e gratuita que desaguou em um espetáculo como o desta noite, no qual jovens oriundos de todos os segmentos sociais conquistam o diploma de nível superior", enfatizou.

Leia mais:
Alegria e projetos de futuro definem segunda noite de colação de grau em Fortaleza
Celebração em família marca primeira noite do ciclo de colação de grau 2019.1
UFC alcançará a marca de 100 mil estudantes graduados no ciclo de colações de grau de 2019.1

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300