Curso de Música de Sobral se destaca na internacionalização; assista à entrevista com Marco Toledo

Imagem: O Curso de Música de Sobral tem promovido vários intercâmbios artísticos e acadêmicos (Foto: Ribamar Neto/UFC)No momento em que a internacionalização desponta como desafio para as universidades brasileiras, vem de um curso do Interior e da área artística um importante exemplo de inserção internacional da Universidade Federal do Ceará. O Curso de Música do Campus de Sobral tem se destacado com uma série de ações nessa área, ao lado de inúmeros grupos na UFC que enaltecem o nome da Instituição quando o assunto é internacionalização.

Um dos elementos impulsionadores do Curso de Música de Sobral é o Pesquisamus, grupo de pesquisa criado em 2011 que desenvolve estudos sobre música e processos educacionais e culturais. “Desde 2013, através das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS), organizadas pelo Pesquisamus, temos estreitado laços com grupos e laboratórios nacionais e internacionais”, explica o Prof. Marco Toledo, do Curso de Música.

Atualmente, o Pesquisamus mantém relações com a Faculdade de Educação da Simon Fraser University (Canadá); a Faculdade de Música da Universidade Laval (Canadá); o Laboratório de Letras, Literatura e Artes da Universidade de Toulouse (França); a Faculdade de Educação de Genebra (Suíça) e os Programas de Pós-Graduação em Música das Universidades Federais da Bahia e do Paraná.

Outro fator que tem impulsionado a internacionalização é o projeto Estudo sobre as Práticas Musicais em Espaços não Institucionalizados no Canadá e no Brasil: Formação Humana e Desenvolvimento através da Educação Musical em Comunidades em Situação de Vulnerabilidade Social, aprovado pela CAPES para o período 2016-2020.

O projeto vem propiciando o intercâmbio de estudantes do Canadá e da UFC: cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e três estudantes de graduação do Campus de Sobral foram aprovados para intercâmbio em instituições canadenses. Além disso, seis doutorandos canadenses da Universidade Laval foram recebidos pela UFC.

“As pesquisas em cooperação internacional se ampliaram. Hoje, contamos com quatro projetos de pesquisa em andamento. Além do Canadá, também com a Suíça e a França. Nossos estudantes têm sido muito elogiados pelos parceiros estrangeiros, o que abre novas oportunidades de futuros intercâmbios. Nossos professores também têm sido convidados para realizar estágios de pós-doutoramento e atuar como professores visitantes nessas universidades parceiras”, explicou o Prof. Marco Toledo.

A UFCTV conversou com o Prof. Marco Toledo sobre internacionalização e sobre os desafios de cursos de humanidades para alcançar objetivos nessa área. Assista ao UFCTV Entrevista.

ARTE – A internacionalização tem se estabelecido não apenas em âmbito acadêmico, mas também no artístico. “Além de trazermos grupos estrangeiros, principalmente por ocasião do Festival Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries), organizado pelo Curso de Música de Sobral, nossos grupos artísticos são constantemente convidados para se apresentar no exterior.

Na última quarta-feira (20), a Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral participou da quinta edição da Ópera Global da Ciência (assista no final do vídeo), organizada pela Noruega, em cooperação com mais 10 países. O tema deste ano foi a teoria da relatividade em homenagem ao centenário do eclipse de Sobral, que comprovou a teoria de Albert Einstein.

Em setembro, foi realizada uma turnê do trio Yaroslav Senyshyn Musical Group (YSMG) em Portugal e na França. O YSMG é formado por professores de Música de Sobral e por um doutorando da Universidade Laval.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331