Programa de Bolsas de Iniciação Científica para Ensino Médio está com inscrições abertas

Imagem: O PIBIC-EM oferta bolsas de pesquisa a estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública, sob a orientação de professores com vínculo permanente com a UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), informa que estão abertas, até 20 de março, as inscrições para o processo unificado de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), que oferta bolsas de pesquisa a estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública, sob a orientação de professores com vínculo permanente com a UFC.

O programa foi firmado mediante convênio entre a UFC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conforme o Edital nº 02/2020, lançado pela Coordenação de Pesquisa da PRPPG, estão previstas 10 bolsas remuneradas e 10 bolsas voluntárias.

As inscrições para a seleção devem ser feitas pelos docentes da UFC que desejam participar do programa. É exigido que os professores tenham doutorado e estejam atuando em regime de 40 horas semanais de trabalho, além de outros requisitos que constam no edital.

Para se inscrever, o orientador deve encaminhar, em formato PDF, os documentos exigidos no edital para o e-mail da Coordenação de Pesquisa da PRPPG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A ficha de inscrição e o roteiro para elaboração do projeto de pesquisa estão disponíveis na página do programa.

As propostas serão selecionadas pela Comissão de Avaliação da Coordenação de Pesquisa. Os integrantes dos comitês interno e externo do programa serão nomeados mediante portaria do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fones: (85) 3366 9942 e 3366 9943