Empresa júnior da UFC cria site de doações para pessoas prejudicadas financeiramente pela pandemia do coronavírus

Imagem: Arte de divulgação do site Info CoronaAs medidas de quarentena e isolamento social resultantes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) geraram impactos negativos na renda de grande parte da população. Por isso a Include Jr, empresa júnior de desenvolvimento de software do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu um site de informações e prevenção ao COVID-19 onde é possível realizar doações para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade econômica ou solicitar ajuda para si mesmo ou terceiros.

No site Corona Info é possível cadastrar-se em uma das três seções: "posso ajudar", "eu preciso" e "conheço alguém que precisa". As pessoas inscritas para receber o auxílio ficam listadas no Feed de Ajuda para que interessados possam contatá-las. Para promover segurança entre os usuários, Luís Otávio Caminha, estudante do Curso de Engenharia de Software e desenvolvedor da Include Jr, destaca que os cadastros são analisados manualmente e podem ser excluídos ao menor sinal de suspeição.

O estudante explica que a intenção inicial era criar um site para disponibilizar explicações sobre o vírus, sintomas, formas de prevenção e informações diárias sobre os números de casos confirmados, dados que também estão presentes na página. No entanto, a equipe percebeu que "era possível ir além e criar uma aba para doações". Ele resume a iniciativa: "em suma nosso site está voltado para isso. Iniciamos o processo de divulgação recentemente e estamos buscando parcerias de doações em troca de divulgação no site".

O site foi concebido em parceria com a Kadoo Tecnologia, empresa de manutenção, orientação e suporte de equipamentos eletrônicos. "A Kadoo é parceira da Include Jr, juntos estamos desenvolvendo ideias para conseguir fazer algo que ajude nossa população local nesse momento tão difícil", explica Luís Otávio. A colaboração não tem fins lucrativos.

A Include Jr é formada por estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do Campus de Russas. Atualmente o grupo é formado por 10 alunos de graduação, sob orientação do Prof. Dmontier Aragão, do Curso de Engenharia de Produção.

Fontes: Luís Otávio Caminha, estudante do Curso de Engenharia de Software e desenvolvedor da Include Jr; e Lucas Oliveira, estudante do Curso de Ciência da Computação e pesquisador da Include Jr – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.