UFC é novamente avaliada entre as mil melhores universidades do mundo, aponta ranking CWUR

Foto do Campus de QuixadáA Universidade Federal do Ceará mantém sua posição de destaque entre as instituições de ensino superior e acaba de ser avaliada entre as mil melhores universidades do mundo,  segundo a edição 2020-2021 do ranking do Center for World University Rankings (CWUR). No total, foram avaliadas cerca de 20 mil instituições, neste que é considerado o mais amplo levantamento global de dados acadêmicos. Com esse desempenho, a UFC fica entre as 4,7% melhores do mundo.

Segundo o novo ranking, a UFC ocupa a 932ª colocação, com nota geral de 70,7 pontos. Entre as universidades brasileiras, a Federal do Ceará está na 18ª posição, sendo a 2ª do Norte e Nordeste.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, os dados apresentados pelo CWUR são interessantes e mostram que a UFC segue como referência de qualidade entre as instituições de ensino superior do mundo. "Para garantir a evolução da Instituição, nós iremos agora focar em pesquisa, porque esse é o grande diferencial das universidades", destaca Albuquerque.

Outra meta apontada pelo reitor é o investimento em empreendedorismo e na aproximação da Universidade com o setor produtivo, que é, inclusive, um dos indicadores avaliados pelo ranking CWUR para medir a qualidade das instituições. "Para isso, temos vários projetos em andamento, como o Condomínio do Empreendedorismo, a Agência de Inovação e o Parque Tecnológico, medidas que irão impulsionar a inserção do aluno no mercado de trabalho", analisa.

O ranking geral do CWUR é liderado por três universidades norte-americanas: Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Stanford University, respectivamente. O Brasil é representado por 56 instituições de ensino superior no levantamento. Entre estas, a melhor posicionada é a Universidade de São Paulo (USP), na 103ª colocação, seguida da Universidade de Campinas (UNICAMP), na 351ª, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no 356º lugar. No cenário regional, a UFC está atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ficou em 865º na lista mundial.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ‒ O CWUR é um dos importantes rankings universitários internacionais, contemplando dados referentes à graduação e à pós-graduação. Sete indicadores são avaliados, divididos em quatro critérios:

1) qualidade de ensino (25% da nota), calculada pelo número de ex-alunos que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

2) empregabilidade dos ex-alunos (25%), medida pelo número de ex-alunos que chegaram ao posto de CEO (diretor executivo) de grandes empresas do mundo, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

3) qualidade do corpo docente (10%), mensurada pela quantidade de professores que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo docente;

4) performance das pesquisas:

‒ número de pesquisas divulgadas (10%), referente ao total de pesquisas divulgadas pela universidade;

‒ qualidade das publicações (10%), medida pelo número de pesquisas publicadas nos periódicos científicos de primeira linha;

‒ influência (10%), calculada pelo número de publicações que aparecem em periódicos científicos com grande influência e reconhecimento internacional;

‒ citações (10% da nota), medida pelo número de vezes que as pesquisas da universidade são referenciadas nos artigos classificados como altamente citados.

Para a UFC, o ranking divulgou dois desses critérios. Na performance de pesquisa, a Federal do Ceará ocupa a 885ª posição mundial. Já em empregabilidade dos ex-alunos, a UFC se posiciona em 1.362º lugar entre as 20 mil universidades avaliadas.

Na edição 2019-2020 do ranking CWUR, a UFC já aparecia entre as mil melhores do mundo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: uEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.