Colações de grau dos concludentes de 2020.1 são realizadas pela Internet; veja como solicitar

Imagem: Banner com ícones que representam um estudante com roupa de colação de grau, um diploma e aparelhos de mídias digitais (Imagem: Pixabay)Rápida, segura e inteiramente digital. Assim está sendo a outorga de grau dos concludentes do semestre letivo 2020.1 na Universidade Federal do Ceará. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a assinatura da lista de colação agora é realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada estudante tem o acesso liberado exclusivamente para este fim.

Alunos com todos os requisitos cumpridos para a conclusão do curso podem colar grau. Para isso, devem fazer a solicitação à coordenação de cada curso, em qualquer período, no decorrer da execução do Plano Pedagógico de Emergência (PPE). Não há datas preestabelecidas nem solenidades presenciais. As colações são efetivadas logo após o deferimento e a finalização do processo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Para solicitar colação de grau, os concludentes devem encaminhar à coordenação de curso os seguintes documentos:

• Solicitação de outorga de grau 2020.1 (modelo disponível para download);
  • Solicitação de outorga de grau regular (modelo disponível para download);
  • Documento de identidade com foto (um destes: carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira de conselho profissional, identidade funcional expedida por órgão público, passaporte, registro nacional de estrangeiro, carteira nacional de habilitação – no caso da CNH, esta precisa ser acompanhada de cópia autenticada de documento que comprove o local de nascimento do aluno);
  • Certidão de quitação eleitoral (emitido a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE);
  • Carteira de reservista ou outro documento que comprove a quitação com o serviço militar, se o aluno for do sexo masculino;
  • Certidão "nada consta" da Biblioteca Universitária (que pode ser solicitada pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo Whatsapp 85 3366 9507);
  • Documento oficial que comprove a grafia do nome do aluno, inclusive com sinais ortográficos, caso a grafia que conste no documento de identidade com foto anexado à ficha de solicitação de outorga de grau regular esteja incorreta ou desatualizada.

As instruções para assinatura da lista de colação no SEI e a senha de acesso ao sistema são informadas aos concludentes por e-mail, após o processo ser analisado e deferido pela PROGRAD. Por isso, é imprescindível que o estudante indique na solicitação de outorga de grau regular um e-mail válido, que seja verificado constantemente.

No dia determinado para a colação de grau, durante o horário estabelecido, os formandos assinam eletronicamente a lista digital. Em seguida, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, os diretores e coordenadores de curso das unidades acadêmicas envolvidas, bem como a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros, assinam a ata de colação de grau.

O edital assinado pelo reitor conferindo grau aos estudantes que assinaram a lista é publicado no site da PROGRAD. Já a certidão de colação de grau é disponibilizada para emissão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no dia útil seguinte após a colação de grau.