Equipamentos doados à UFC pela Receita Federal se integrarão ao plano de inclusão digital

Imagem: Equipamentos de informáticaA Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), cerca de 320 itens eletrônicos como doação da sede da Receita Federal no Estado. A lista de equipamentos inclui computadores, tablets e celulares, que serão disponibilizados à comunidade acadêmica, em uma nova ação que impulsionará o plano de inclusão digital da UFC.

Entre os produtos, estão aproximadamente 150 celulares novos, a serem distribuídos entre os alunos em situação de vulnerabilidade econômica, explica o reitor Cândido Albuquerque. "Nós vamos encaminhar todo esse material para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que definirá os critérios de como será a destinação a esses alunos, os que necessitam, para que a nossa ação de inclusão digital seja ainda mais efetiva", destaca.

Outros mais de 160 equipamentos, entre computadores e tablets, deverão ser destinados principalmente a laboratórios, podendo ir também para residências universitárias e áreas de convivência. Parte desses itens precisará passar por reparos, a serem feitos pela Universidade, para que esteja em perfeito estado de uso por parte da comunidade universitária.

A doação foi realizada após provocação do reitor Cândido Albuquerque, que enviou ofício à Receita Federal no Ceará perguntando se o órgão teria itens do tipo, apreendidos ou não, que pudessem ser doados à Universidade, para utilização em seu plano de inclusão digital.

"Eu queria manifestar o nosso agradecimento à Receita Federal no Estado do Ceará pela doação que acaba de fazer desses itens eletrônicos. Nesse momento de pandemia, é fundamental que a gente receba esse tipo de doação, porque nós temos alunos em situação de vulnerabilidade e isso vai ajudar de maneira significativa a nossa ação de inclusão digital", agradeceu o reitor.

INCLUSÃO DIGITAL – A entrega desses equipamentos, a ser realizada em breve, irá se somar a outras iniciativas da UFC no seu plano de inclusão digital. Até aqui, a Universidade já distribuiu milhares de chips a alunos sem acesso às atividades remotas , disponibilizou auxílio para compra de computador ou tablet para alunos vulneráveis e fez a aquisição de novos computadores para as unidades acadêmicas.