Procurar no portal

Hospital Universitário lança programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Imagem: Setembro é o mês dedicado às discussões em torno da prevenção do suicídioO Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) ‒ unidade que integra o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH ‒ preparou uma programação on-line para falar sobre prevenção ao suicídio em mais uma edição do Setembro Amarelo, mês dedicado às discussões em torno desse tema, considerado um problema de saúde pública mundial. As ações incluem curso, palestra e vídeos com foco na prevenção.

Leia mais: Inscrições abertas para palestra virtual "Prevenção ao suicídio"; evento é aberto ao público

CURSO ‒ O Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), iniciativa de ensino, pesquisa e extensão voltada à prevenção do suicídio, está oferecendo um curso on-line gratuito (duração de 40 horas), com várias atividades relacionadas ao tema de prevenção ao suicídio realizadas por especialistas de diversas áreas. As inscrições podem ser feitas no site do evento, que disponibiliza também a programação completa.

PALESTRA PARA O PÚBLICO INTERNO ‒ No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, das 11h às 12h, a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas dos Hospitais Universitários da UFC realizará palestra on-line com o tema "Setembro Amarelo: pandemia e depressão", voltada para servidores da UFC, empregados da EBSERH, terceirizados, residentes e internos lotados no HUWC e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

O palestrante será Fábio Gomes de Matos, psiquiatra do HUWC, professor da UFC e coordenador do PRAVIDA. A palestra será transmitida pelo software corporativo Microsoft Teams.

VÍDEOS ‒ O projeto Conectados – de cuidados com a saúde mental do colaborador do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH na pandemia de covid-19 – está divulgando vídeos com especialistas, como psiquiatras e psicólogos, sobre prevenção ao suicídio, também como parte da programação do Setembro Amarelo. O conteúdo está disponível nos perfis do Complexo Hospitalar no Instagram, YouTube e Facebook.

Imagem: Com atuação no Hospital Universitário Walter Cantídio, o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA) é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão da UFC (Foto: Unidade de Comunicação Social do HUWC)DADOS SOBRE SUICÍDIO ‒ Estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morram por suicídio e, a cada adulto que se suicida, ao menos outros 20 atentem contra a própria vida. Dados apontam um suicídio a cada 40 segundos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes no mundo, tornando-se, em 2012, a 15ª causa de mortalidade na população geral e a segunda entre os jovens de 15 a 29 anos.

No Brasil, os números também são impressionantes. No período de 2011 a 2015, foram registrados 55.649 óbitos por suicídio com uma taxa geral de 5,5 por 100 mil habitantes. No Ceará, o número cresceu nos últimos anos, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade publicados pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). Em 2015, no Estado, ocorreram 563 suicídios e, em 2018, 649 casos.

SOBRE O PRAVIDA ‒ Com atuação no Hospital Universitário Walter Cantídio, o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA) é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão da UFC voltada à prevenção do suicídio, composto por alunos e supervisores dos Cursos de Medicina, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem.

Na prevenção primária, o PRAVIDA atua com disseminação de informações por meio de cursos, capacitações de equipes em Fortaleza e no Interior e entrevistas à mídia. Na prevenção secundária, procura, juntamente com os postos de saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a identificação precoce e o tratamento apropriado para aqueles que estão pensando em cometer suicídio. Já na prevenção terciária, recebe, no Hospital Universitário Walter Cantídio, pessoas que tentaram o suicídio.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/EBSERH ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300