UFC e FIEC assinam termo de cooperação técnica para estimular inovação; HUWC recebe 20 capacetes Elmo

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, assinaram, na manhã desta sexta-feira (15), um termo de cooperação técnica que formaliza e estrutura uma série de ações conjuntas, cujo objetivo é alavancar a pesquisa científica, o empreendedorismo e a inovação no setor industrial do Estado.

Imagem: foto de várias pessoas em pé segurando um livro aberto

O acordo de parceria, com previsão de quatro anos, estabelece planos de trabalho em quase 20 eixos, tais como: ações de inovação aberta, desenvolvimento de novas tecnologias, iniciativas de incentivo às startups, capacitação para profissionais da indústria, dentre outras formas de conexão.

Tanto o reitor da UFC quanto o presidente da FIEC classificaram a assinatura do termo, que ocorreu no auditório da Federação, como um “momento histórico”, em que o setor produtivo e a academia dão as mãos na busca por soluções inovadoras para demandas da sociedade.

O objetivo é replicar, para vários setores da indústria, o sucesso representado pelo capacete Elmo, equipamento de respiração assistida capaz de evitar a intubação de pacientes com covid-19. O Elmo foi desenvolvido e patenteado em pleno período de pandemia, em cerca de 90 dias, por uma força-tarefa institucional que envolveu a UFC, a FIEC, o Governo do Estado, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e a Esmaltec.

“É com união que vamos transformar a sociedade, e nós estamos unindo a nossa capacidade de inovar. O Elmo está aqui para testemunhar que a cooperação entre a academia e o setor produtivo traz resultados. Então, estamos formalizando essa aproximação entre UFC e FIEC, que é boa para a Universidade, é boa para a indústria, mas é boa, principalmente, para a sociedade”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.

O presidente da FIEC, por sua vez, lembrou que, durante muito tempo, os laboratórios da Federação e da Universidade trabalharam de forma isolada, muitas vezes em áreas idênticas. “O Sistema FIEC tem 186 laboratórios. A UFC tem mais de 200. Mas a gente não se conhecia. Agora, nos conhecemos, nos entendemos e entendemos a riqueza que é trabalhar juntos, evitando a duplicação e o retrabalho”, celebrou Ricardo Cavalcante.

Além de planos de ação anuais em diversos eixos de trabalho, o termo de cooperação também prevê a possibilidade de o Sistema FIEC ocupar um espaço no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Estabelece ainda instrumentos que facilitam a identificação de demandas do setor industrial e a oferta de soluções por parte da Universidade.

O pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, acrescentou que a formalização da parceria resultará em ganhos também para a comunidade interna, a partir da possibilidade de oferta de bolsas, financiamento de pesquisas e estímulo às startups incubadas na UFC. “Já estamos planejando que nossos alunos membros de startups, que passaram todo esse período de pandemia sendo preparados, façam uma apresentação de suas propostas de negócios e soluções para nossos parceiros do Sistema FIEC. A gente espera que alguns desses alunos já sejam até encaminhados [para parcerias com a indústria]”, explicou Albuquerque.

ELMO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – Durante o evento desta sexta-feira, a FIEC anunciou a entrega de 20 unidades do capacete Elmo para o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. Com isso, segundo Ricardo Cavalcante, chega a 500 o número de capacetes já distribuídos no Estado.

Imagem: foto de três homens segurando um capacete de respiração assistida

Dezenas de profissionais de saúde do HUWC estão recebendo formação para uso do Elmo para uso do Elmo em pacientes, em treinamentos realizados na Escola de Saúde Pública do Ceará.

O reitor da UFC aproveitou a ocasião para anunciar que já há pesquisas rumo ao desenvolvimento de uma versão ainda mais eficiente do capacete. “Mesmo passada a pandemia, o Elmo continuará sendo absolutamente necessário, com utilidade em todos os problemas respiratórios. Ele tem muito a progredir, a evoluir”, explicou o Prof. Cândido.

O objetivo das pesquisas é aperfeiçoar a usabilidade e o conforto do capacete Elmo, com a possibilidade de inclusão de sensores para um uso ainda mais eficaz e seguro.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.