Residência Pedagógica Biologia no ENEM beneficia 300 alunos de escolas públicas em Fortaleza

Na Universidade Federal do Ceará, o projeto Residência Pedagógica Biologia (RP Biologia UFC), do Curso de Ciências Biológicas, tem colaborado de forma criativa e eficiente, através da iniciativa denominada Residência Pedagógica Biologia no ENEM, com a oferta de uma série de materiais digitais, na preparação de estudantes de escolas públicas candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Os materiais digitais são disponibilizados em forma de texto digital, agrupando os conteúdos e questões de provas do ENEM de anos anteriores, relacionados às áreas da biologia. Além disso, conta com videoaulas no Youtube e áudio do tipo podcast com explicações sobre os conteúdos mais abordados no exame, bem como a resolução de algumas questões do mesmo”, detalha o Prof. Raphael Feitosa, do Laboratório de Ensino de Biologia da UFC e coordenador do RP Biologia UFC.

Imagem: A produção digital oferta rico material de estudo em diversos temas da biologia, como ecologia, evolução, genética e zoologia (Imagem: Divulgação)

A produção do material da ação RP Biologia no ENEM é feita pelos bolsistas residentes em parceria com preceptores e o coordenador da área da biologia e oferece recursos atrativos para estudo em diversos temas da biologia, como ecologia, evolução, genética e zoologia.

O Prof. Raphael Feitosa explica que o projeto Residência Pedagógica Biologia faz parte de um programa maior denominado Residência Pedagógica (RP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que foi criado em 2018 “com o propósito de inserir os estudantes de licenciatura das universidades em escolas públicas para vivenciar a docência e promover a experiência junto com a qualificação na formação através das regências”.

Inicialmente, as atividades do RP Biologia eram feitas na modalidade presencial nas escolas “em contato direto com gestão, professores e alunos. Em 2020, com a pandemia de covid-19, a metodologia de trabalho do programa teve que se adaptar à nova realidade do distanciamento social. Desse modo, as atividades foram realizadas de forma remota tanto síncronas e assíncronas”, informa.

Hoje, o RP Biologia assiste duas escolas estaduais sediadas em Fortaleza: a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Antonieta Siqueira, no bairro Pici, e a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt, no bairro Farias Brito. “Ao todo, temos 300 alunos matriculados em turmas de terceiro ano do ensino médio (ano letivo 2020) nas escolas assistidas pelo RP Biologia”, detalha o coordenador.

SUPERAR DESIGUALDADES – Para Jonathan Alves, aluno do quinto semestre de Ciências Biológicas e residente do RP Biologia UFC, "o ensino remoto teve um impacto muito grande para toda a comunidade escolar, pois trouxe problemas a serem discutidos, como a falta de Internet, aparelhos eletrônicos, espaços adequados para estudo, sensibilidade, reflexão, empatia etc., bem como o aumento de questões relacionadas com depressão e ansiedade. Nesse sentido, o ensino e a aprendizagem ficaram comprometidos. O RP propôs criar o RP Biologia [no] ENEM para auxiliar estudantes e professores das escolas no processo de ensino e aprendizagem tentando melhorar as lacunas da desigualdade educacional”.

O Prof. Raphael Feitosa adianta que, para o corrente ano, a proposta é manter as atividades de maneira virtual “com perspectivas para retorno de maneira híbrida nas escolas, em caso de liberação pelas autoridades sanitárias do Estado”.

O material pode ser acessado através do blog do Residência Pedagógica Biologia, na página RP no ENEM, e do Instagram do subprojeto.

SAIBA MAIS – O Programa Residência Pedagógica (RP), criado pelo Governo Federal em 2018, através da CAPES, como mencionado, tem como objetivo qualificar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo vivência do licenciando na escola pública de educação básica. Na Universidade Federal do Ceará, o programa conta atualmente com mais de 220 integrantes, divididos entre coordenador institucional, coordenadores de área, professores preceptores e residentes. O programa de residências da UFC é coordenado pelo Prof. Pedro Rogério, do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Fonte: Prof. Raphael Feitosa, coordenador do RP Biologia UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.