Plano de gestão e manejo da Fazenda Raposa é tema de reunião entre UFC, SEMA e Prefeitura de Maracanaú

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (22) com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e com o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, para discutir um plano de gestão e manejo para a Fazenda Raposa, unidade avançada do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC em Maracanaú. O encontro aconteceu na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e contou ainda com a presença da deputada estadual Fernanda Pessoa, da secretária de Agricultura Familiar de Maracanaú, Aline Vieira, e do secretário-executivo da SEMA, Fernando Bezerra.

Gestores da UFC, SEMA e Prefeitura de Maracanaú

Na ocasião, o secretário Artur Bruno entregou ao reitor da UFC e ao prefeito de Maracanaú um relatório feito por equipe técnica da SEMA que constatou as necessidades prementes do local. Uma delas, destacou Bruno, é a prevenção de incêndios. "Há uma série de medidas que precisamos tomar, como fazer aceiros para evitar os incêndios, o cercamento que não está adequado; então a ideia é começar a tratar essas medidas emergenciais. A gente quer preservar aquela área, que é belíssima. Nos interessa muito essa parceria com a Universidade e com a Prefeitura de Maracanaú", comentou.

Os gestores abordaram também na reunião os possíveis usos para a área. Para Roberto Pessoa, uma ideia seria no campo do turismo, com a criação de um centro cultural voltado para a cultura nordestina. "É uma localização fantástica, ligando Maracanaú, Maranguape e o Maciço de Baturité, com potencial imenso. Não temos muitas estruturas de turismo naquela área, então imaginei em fazermos o Centro de Tradições Nordestinas para contar a história de ícones do Nordeste, como Lampião, Luiz Gonzaga, Delmiro Gouveia e outros, além da instalação de um restaurante de comidas típicas e espaço para música e teatro", afirmou.

O reitor Cândido Albuquerque destacou a importância da parceria da UFC com o município de Maracanaú para a elaboração de projetos sociais e pedagógicos para a fazenda atentos à vocação local. "Temos que ouvir o município para saber qual a melhor ação que a gente pode fazer lá. Claro que do ponto de vista macro temos três coisas que não podem ficar de fora: a educação ambiental, o turismo e, do ponto de vista da Universidade, desenvolver projetos de pesquisa e extensão", pontuou.

Como encaminhamento das atividades ficou definida a criação de uma comissão executiva envolvendo os três entes e com participação ainda da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O objetivo é angariar recursos e elaborar estratégias de projetos a serem aplicados na Fazenda Raposa. O próximo encontro da equipe de trabalho e gestores está previsto para quarta-feira (27), na Reitoria da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.