PROGRAD lança editais de seleção de projetos do PAIP e de vagas de monitoria do PID; inscrições são para professores

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará lançou o edital de seleção de projetos do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) e o edital de implementação ou renovação de vagas de monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) para o ano letivo de 2021. Neste momento, as inscrições são voltadas exclusivamente a docentes interessados em submeter propostas.

De acordo com o Edital nº 02/2021, as inscrições para seleção de projetos de apoio à graduação do PAIP devem ser feitas de 8 a 26 de fevereiro. Poderão participar docentes efetivos do magistério superior da Universidade Federal do Ceará, com regime de 40 horas ou dedicação exclusiva.

Os projetos deverão ser submetidos em formulário eletrônico, por meio do link que será disponibilizado no site da PROGRAD a partir da próxima segunda-feira (8). No ato da inscrição, os proponentes precisarão indicar a quantidade de vagas remuneradas pleiteadas e, caso desejem, a de voluntárias.

Os proponentes devem atentar ao objetivo principal do PAIP: oferecer suporte aos estudantes que ingressam na UFC, mediante ações acadêmicas que visem reduzir a evasão e garantir a conclusão de seus respectivos cursos de graduação.

Ao todo, serão disponibilizadas até 200 bolsas, no valor de R$ 400,00 mensais, e o mesmo número de vagas voluntárias, com vigência de maio de 2021 a janeiro de 2022. A seleção dos candidatos deverá ocorrer com edital público e específico assinado pelo coordenador do projeto ou gestor acadêmico no período de 23 de março a 15 de abril.

PID – Já os interessados em implementar ou renovar vagas de monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) para o ano letivo de 2021 deverão inscrever seus projetos de 8 a 28 de fevereiro. O link do formulário eletrônico também será disponibilizado no site da PROGRAD a partir do dia 8.

De acordo com o Edital nº 03/2021, poderão inscrever projeto os docentes efetivos do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) da UFC, com regime de 40 horas ou dedicação exclusiva e carga horária prevista nos cursos de graduação presencial nos semestres 2021.1 ou 2021.2, cadastrada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Ao todo, serão disponibilizadas até 730 bolsas remuneradas, no valor de R$ 400,00 mensais, e a mesma quantidade para monitoria voluntária. A seleção dos monitores ocorrerá por edital público e específico, a ser lançado pelos departamentos dos centros e faculdades ou pela direção dos institutos e campi do Interior, em parceria com o coordenador do projeto, entre 8 e 28 de abril.

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.