Superação e gratidão marcam formatura de residentes do Complexo Hospitalar da UFC

Desta vez, não teve auditório lotado, abraços, nem foto panorâmica. As restrições da pandemia provocaram mudanças no formato, mas os sentimentos de união e de alegria marcaram presença na cerimônia de colação da 10ª turma da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, da 7ª turma da Residência em Enfermagem Obstétrica e da 9ª turma da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

Imagem: A oradora da turma, a nutricionista Lorena Taúsz (Foto: reprodução da Internet)

A solenidade foi realizada no último dia 2 e transmitida on-line pelo canal do Complexo no YouTube, para que os 56 concludentes, seus familiares e demais interessados pudessem acompanhar.

Na abertura, o superintendente do complexo, Carlos Augusto Alencar Júnior, manifestou o orgulho das turmas, especialmente por terem enfrentado o medo em momentos duros na pandemia, sempre com dedicação e disponibilidade. Estendeu o agradecimento às coordenações das residências, aos preceptores e aos familiares dos alunos. "Sejam muito felizes, tenho certeza de que pelo que vocês fizeram durante este período, vão ter muito sucesso na vida profissional", concluiu.

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) foram as casas dos concludentes ao longo dos últimos anos. Os residentes contribuíram na assistência e assimilaram novas perspectivas em sua formação.

O titular da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) da MEAC, Edson Lucena, levou uma mensagem aos concludentes: "Voem alto, mergulhem fundo, façam os seus próprios caminhos". Representando a GAS do HUWC, o chefe da Divisão Médica, Carmelo Leão, também dirigiu suas palavras aos residentes: "Tenham certeza de que, além de aprender, vocês também ensinaram a todos nós. Que isso não seja um adeus, mas apenas um até breve, que voltem aos nossos hospitais como professores, pesquisadores ou profissionais da assistência".

A gerente administrativa Eugenie Néri, que presidiu a Comissão das Residências Multiprofissionais em Saúde (COREMU) da UFC até outubro de 2020, também celebrou a culminância dessa etapa na vida dos alunos: "Vocês são líderes transformadores, são uma turma de guerreiros que em hora nenhuma mostraram que estavam menos do que prontos para atuar nesta guerra".

Em seguida, a atual presidente da Coremu, Andrea Nóbrega, contextualizou sobre os momentos cruciais vividos, como a capacitação sobre os cuidados durante a pandemia, a reorganização do cronograma de forma a não comprometer o aprendizado e até a inserção de residentes da terapia intensiva durante 45 dias de contribuição no Hospital Leonardo da Vinci. "Sempre tivemos o sim de vocês e somos muito gratos por isso", concluiu.

Como nas turmas anteriores, os concludentes homenagearam os preceptores. Dois coordenadores gravaram mensagens: a Profª Cinthya Cavalcante disse que os alunos saem "pessoas especializadas também em amor, resiliência e altruísmo, mais fortes, conscientes, motivados e certos de seu papel na sociedade", e Prof. Eduardo Studart destacou a união do grupo na superação das dificuldades e a plena confiança na qualidade de formação dos concludentes.

A oradora da turma, a nutricionista Lorena Taúsz, resgatou em seu discurso experiências e sentimentos vividos por ela e pelos colegas, lembrando que, ao longo dessa trajetória de conquistas e perdas, aprenderam que cada profissional é fundamental na assistência. "A residência é sinônimo de resiliência, superação e resistência, é uma experiência que transborda", pontuou. E concluiu com a mensagem de que, "quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram o caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho delas".

A solenidade foi encerrada com o vídeo da entrega simbólica dos certificados aos residentes. A lista dos concludentes pode ser vista no site do Complexo Hospitalar da UFC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.