Laboratório de Análises Clínicas do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH é avaliado como "excelente"

O Laboratório de Análises Clínicas do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), recebeu o conceito "excelente" na avaliação de 2020 do Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ/SBAC). O certificado emitido pela SBAC atesta o elevado nível de qualidade dos exames realizados na unidade laboratorial.

Imagem: Em 2020, o Laboratório de Análises Clínicas realizou 986.643 exames de 249 diferentes tipos (Foto: Complexo Hospitalar UFC/EBSERH)

De acordo com Ila Lima, farmacêutica e chefe do Laboratório de Análises Clínicas, a cada mês a unidade recebe amostras-controle destinadas a todas as bancadas da unidade laboratorial, que são processadas como se fossem material biológico de um paciente da rotina de atendimentos. Com a continuidade do processo, os resultados das análises são enviados para o PNCQ.

Se estiverem dentro da faixa de valores esperados, é fornecido um conceito de avaliação mensal. Ao fim de 12 meses, são analisadas todas as avaliações obtidas e é gerado um conceito anual para o laboratório. Esse conceito de excelência obtido agora é referente às amostras analisadas entre o período de outubro de 2019 e setembro de 2020. No ano passado, o laboratório recebeu também o conceito "excelente", mas relativo aos meses iniciais de avaliação (agosto e setembro de 2019).

Para Ila, em um ano tão desafiador como 2020, obter um conceito de excelência em âmbito nacional mostra "o empenho diário da equipe no estabelecimento de processos de qualidade em cada etapa do processamento dos exames, mesmo diante de tantas adversidades".

Na avaliação do gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Arnaldo Peixoto, o sentimento é de gratidão. "A minha fala é de agradecimento a todos os colaboradores que compõem o laboratório, em todos os níveis, pois é graças ao trabalho diário deles que vem esse reconhecimento", finaliza.

Imagem: O laboratório recebeu várias melhorias nos últimos anos, incluindo reforma em seu espaço físico (Foto: Complexo Hospitalar UFC/EBSERH)

SAIBA MAIS – Em 2020, o Laboratório de Análises Clínicas realizou 986.643 exames de 249 diferentes tipos. Ali, são atendidos pacientes tanto do Hospital Universitário Walter Cantídio como da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Os serviços ofertados incluem a coleta, o processamento e a liberação de exames laboratoriais confiáveis. A equipe é formada por 17 farmacêuticos, 48 técnicos de laboratório, 4 recepcionistas e 1 assistente administrativo.

Os bons resultados estão relacionados às melhorias que o laboratório vem recebendo nos últimos anos. A área foi beneficiada com a reforma de seu espaço físico. A microbiologia recebeu também dois equipamentos indispensáveis à prática de análises microbiológicas.

Um deles foi a Cabine de Segurança Biológica II A2, que é importante para o manuseio adequado de materiais contaminados de modo a resguardar a segurança daquele que está realizando a análise. Outro equipamento adquirido foi a Capela de Exaustão, fundamental para a realização do processo de coloração, para a identificação da morfologia bacteriana.

Podem-se destacar outros avanços da área, tais como: acesso aos resultados dos exames laboratoriais pelo site do Complexo Hospitalar; marcação de exames por aplicativo de mensagens (WhatsApp); implementação do processamento de citologia de líquidos biológicos 24h; implantação do sistema eletrônico de senhas para atendimento ao paciente; padronização de horário de rondas de coletas de exames laboratoriais nas unidades de internação; implantação do protocolo de identificação segura do paciente; implantação do colegiado gestor da unidade, entre outros.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.