Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand cadastra novas doadoras

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) está realizando o cadastro de novas doadoras e convida mulheres que estejam amamentando e possuam excesso de leite a se unirem a esta causa de amor que salva vidas. Atualmente, o BLH da MEAC conta com o mínimo para ter um estoque de segurança: 30 litros de leite humano pasteurizado. Há 50 bebês internados na Unidade Neonatal da Maternidade, sendo a demanda diária de cinco litros. Com o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, a necessidade de reforçar esse estoque tem sido ainda maior.

Imagem: Geladeira com frascos de leite humano

Para doar, as mães devem estar saudáveis, amamentando o bebê normalmente e com excesso de leite, e, ainda, não estar tomando medicação incompatível com o aleitamento. Caso more em Fortaleza, a maternidade vai buscar o leite na casa da doadora. Vale lembrar que é contraindicada a doação no caso de mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de covid-19.

Lorena Guimarães, psicóloga e uma das atuais doadoras, comenta  ser uma disseminadora da importância da doação de leite humano. "Sempre incentivo todas as mães que amamentam à doação", afirma. Para ela, o trabalho do BLH destaca-se pela qualidade. "Acho o Banco de Leite um serviço completo e de excelência: entrega o material, ensina como fazer, vai pegar o leite materno em casa. Enfim, só gratidão por esse serviço da MEAC", declara.

Ouça também matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre o assunto

BLH DA MEAC ‒ Tem como missão incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, diminuindo, assim, os índices de mortalidade infantil. Para tanto, necessita da doação de leite humano, a ser destinado aos bebês prematuros, com infecção grave, baixo peso ao nascer e com alergias a outros leites, e cujas mães não conseguem amamentar. Todo o leite coletado é processado, pasteurizado e passa por um controle de qualidade.

O Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand funciona  das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, bairro Rodolfo Teófilo. Mais informações pelo telefone (85) 3366 8509.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.