Comunicação: UFC mantém canais no Telegram para envio de notícias à sociedade

A Universidade Federal do Ceará inaugurou, no dia 26 de fevereiro, sua primeira ferramenta de comunicação via aplicativo de mensagens de celular. Trata-se dos canais UFC Informa no Telegram, que têm ampliado a divulgação de notícias, serviços, oportunidades e outras informações úteis tanto para a comunidade interna quanto para a sociedade em geral.

Imagem: O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que pode ser baixado gratuitamente no smartphone

A novidade é administrada pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). No total, há cinco canais @ufcinforma no Telegram, voltados para cada um dos seguintes segmentos: estudantes da graduação, alunos de pós-graduação, servidores técnico-administrativos, servidores docentes e comunidade externa (público geral).

Qualquer pessoa, vinculada ou não à UFC, pode se inscrever em quantos canais quiser, dependendo do tipo de assunto no qual tem interesse. O envio de conteúdo é exclusivo dos administradores, ou seja, os inscritos não podem trocar mensagens por lá.

De acordo com a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, a presença da UFC no Telegram representa um avanço desse setor na Universidade: "O Telegram marca uma nova fase, especialmente por ser uma ferramenta mobile, modalidade que está inserida no dia a dia de todos. A prática omnichannel, responsável pelo uso simultâneo e interligado de diferentes plataformas de comunicação, é indispensável na gestão de marcas de valor como a da Universidade Federal do Ceará", explica a coordenadora.

Confira o passo a passo de como se inscrever:

COMO SE INSCREVER – O Telegram é um aplicativo de celular gratuito, baseado na nuvem, que possibilita a troca de mensagens, áudios, imagens, dentre outros conteúdos. Além disso, ele permite a criação de canais, nos quais os administradores podem enviar mensagens para grupos amplos de usuários interessados em um determinado tipo de conteúdo.

Para se inscrever, é preciso baixar o app Telegram na loja de aplicativos do seu celular e, após o download, procurar por @ufcinforma no campo de busca do app. Quando encontrar o canal desejado, basta selecioná-lo e clicar em "entrar" ou "join", dependendo do idioma do aparelho celular.

Outra opção é fazer o download do aplicativo e, em seguida, clicar nos links dos canais nos quais se tem interesse. São eles:

UFC - Universidade Federal do Ceará
UFC Informa estudantes de graduação
UFC Informa estudantes de pós-graduação
UFC Informa servidores TAE
UFC Informa docentes

OUTROS CANAIS – Além do Telegram, a UFC está presente em várias outras plataformas de comunicação e sites de redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin (com o perfil @ufcinforma em todas elas), Youtube (canal UFCTV) e Flickr (ufc-informa).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.