Seleção de projetos de PIBIC e PIBIC-EM tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), prorrogou, até as 18h do dia 4 de abril, inscrições de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Os dois programas ocorrem mediante convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: foto de mãos com luvas na cor azul segurando um frasco de vidro com terra preta

O PIBIC é destinado a estudantes de graduação com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar a iniciação à pesquisa. De acordo com o Edital nº 01/2021, a UFC ofertará 320 bolsas remuneradas, no valor de R$ 400,00, e 320 voluntárias. O número de bolsas do CNPq e da FUNCAP ainda será divulgado pelas instituições.

As inscrições devem ser feitas pelos orientadores dos projetos, que podem ser servidores docentes ou técnico-administrativos da UFC com título de doutor. Os orientadores deverão preencher os dados pessoais, a tabela de qualificação e enviar o projeto via Plataforma Ícaro Moreira seguindo as instruções disponíveis no edital do programa.

Após a aprovação dos projetos, os pesquisadores contemplados deverão apresentar edital de seleção de bolsistas e a lista de alunos selecionados. O bolsista deverá estar regularmente matriculado no curso de graduação da UFC e ter disponibilidade de, no mínimo, 16 horas semanais para as atividades de pesquisa.

PIBIC-EM – Também com inscrições prorrogadas até 4 de abril, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) é destinado a estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública sob orientação de docentes com vínculo permanente na UFC.

Conforme o Edital nº 04/2021, estão previstas 13 bolsas remuneradas e 13 bolsas voluntárias com vigência de agosto de 2021 a julho de 2022. O bolsista deverá, entre outros critérios: estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou profissional de escolas públicas; encontrar-se desvinculado do mercado de trabalho e não participar de outro projeto de pesquisa ou programa de bolsa; e apresentar frequência escolar igual ou superior a 75%.

As inscrições para a seleção devem ser feitas pelos docentes da UFC que desejam participar do programa. Para se inscrever, o orientador deverá encaminhar, em formato PDF, todos os documentos exigidos no edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A ficha de inscrição e o roteiro do projeto de pesquisa estão disponíveis na página do programa.

Leia também: Orientadores podem se inscrever para Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

Fonte: Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da PRPPG – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.