UFC avança e torna-se a 15ª da América Latina em performance e visibilidade na Internet

A Universidade Federal do Ceará avança entre as universidades com maior performance e visibilidade da América Latina na Internet. É o que mostra a primeira edição de 2021 do Ranking Web of Universities, que posicionou a UFC em 15º lugar entre todas as instituições de ensino superior latino-americanas. A Federal do Ceará subiu cinco posições em relação à lista do primeiro semestre de 2020.

Foto da fachada da Reitoria

O levantamento revela também que a UFC garantiu a primeira colocação entre as universidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. No ranking das universidades brasileiras, a Instituição ficou em 9ª lugar, subindo duas posições em relação a 2020. Mas é na avaliação global que a Federal do Ceará apresenta seu avanço com maior impacto, ao ascender 128 postos em um ano, saindo da 776ª posição para a 648ª do mundo.

O Ranking Web of Universities é realizado desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha. Atualmente, são analisadas 31 mil instituições de ensino superior em mais de 200 países.

O objetivo do Ranking Web of Universities, conforme seus responsáveis, é promover a presença acadêmica na Internet, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. Ele é construído por meio de dados da web publicamente disponíveis, levando-se em consideração três indicadores: visibilidade, transparência (ou abertura) e excelência.

A visibilidade é aferida por meio da mensuração das conexões externas que levam à página oficial da instituição. Já a transparência se mede por meio das citações listadas no Google Scholar. Por fim, a excelência é avaliada através da contagem do número de artigos científicos incluídos entre os 10% mais citados em cada área do conhecimento.

O ranking afere a visibilidade e a presença das universidades na Internet partindo do pressuposto de que a dimensão de uma instituição de ensino superior se traduz na rede. Não se trata de uma avaliação dos seus sites, nem de sua popularidade medida pela audiência.

O ranking da América Latina lançado neste ano é encabeçado pela Universidade de São Paulo, que também é a 32ª do mundo. Os resultados completos podem ser conferidos no site do ranking.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa)– e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.