Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral vence concurso internacional de jovens instrumentistas

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral (OSUFC Sobral) foi a vencedora, na categoria Grupo, do Concurso Internacional de Criatividade para Crianças e Jovens Instrumentistas, organizado pela Federação Russa ART Festival – Roza Vetrov (Rosa dos Ventos). Divulgado no último dia 12, o resultado veio com a execução da música "Sanfona Sentida", de Dominguinhos, com arranjo de Rian Rafaiel, egresso do Curso de Música da UFC em Fortaleza.

foto preto e branco dos músicos da orquestra com instrumentos

Em sua 26ª edição, o concurso de instrumentistas aconteceu totalmente virtual, por conta das restrições sanitárias causadas pela covid-19. A participação da OSUFC Sobral se deu através de vídeo, apresentado no dia 28 de fevereiro, às 11h na Rússia (5 da manhã no Brasil), tendo no júri uma banca especializada internacional. O evento contou com duas mil candidaturas de todo o mundo, sendo avaliados no campo Música Instrumental, ao qual o grupo cearense concorreu com 25 outras orquestras jovens de todo o mundo.

O primeiro lugar na competição revela não apenas a técnica, mas também a dedicação dos integrantes da OSUFC Sobral, que, ainda com a pandemia, têm continuado as práticas instrumentais de forma remota, como destaca a Profª Adeline Stervinou. "Nesses tempos de pandemia uma conquista como esta alegra o coração de qualquer um dos participantes e das pessoas ao nosso redor. Temos publicado vídeos, cada um tocando de casa, para animar os participantes nesses momentos difíceis, bem como para manter a disciplina e prática instrumental. Recentemente participamos de um outro concurso na Ucrânia e aguardamos os resultados".

Diploma da premiação escrito em russo
A maestrina ressalta ainda a relevância do prêmio para o ensino de música na UFC. "Esta premiação retrata o fruto de um projeto que começou em 2015, um reconhecimento internacional que é resultado do engajamento não só dos integrantes da orquestra, mas de todo o nosso Curso de Música, do Campus de Sobral, e mesmo da Universidade, com ações de indução à arte através da Secretaria de Cultura Artística", avalia.

Para saber mais sobre as atividades da OSUFC Sobral, basta seguir o perfil do grupo no Instagram (@osufcsobral) e o canal no Youtube.

Confira a apresentação da OSUFC:

Fonte: Profª Adeline Stervinou, maestrina da OSUFC Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.