Procurar no portal

Projeto liderado pela UFC é selecionado em convocatória mundial sobre os impactos da covid-19 na violência doméstica

O projeto Entendendo os Impactos da Covid-19 sobre a Violência Doméstica no Brasil, liderado pela Universidade Federal do Ceará, foi o único das américas selecionado pela Sexual Violence Research Initiative (SVRI), maior rede mundial de pesquisa sobre violência contra mulheres e crianças. O projeto concorreu com cerca de 330 propostas de vários países, sendo um dos oito selecionados.

Imagem: O aumento da violência doméstica durante a pandemia virou alvo de atenção de pesquisadores da UFC (Foto: Freepik)

Coordenada por José Raimundo Carvalho, docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) e diretor do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC, a pesquisa conta com uma rede internacional de pesquisadores especialistas nas áreas de economia, econometria de avaliação de programas, criminometria, saúde pública, gênero, violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças, e políticas públicas.

O trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto da pandemia de covid-19 e as respostas associadas (incluindo medidas de saúde pública e transferência de renda condicional de emergência) sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças no Brasil. A pesquisa pretende também desenvolver diretrizes para um plano de retomada pós-covid inclusivo em termos de gênero.

"Este é um projeto oportuno para abordar uma questão urgente, complexa e globalmente desafiadora: como a covid-19 impactou o comportamento doméstico de homens, mulheres e crianças, e como produzir evidências científicas para contribuir para um plano de retomada pós-covid-19 que integre uma perspectiva de gênero", destaca o coordenador da pesquisa.

O projeto está relacionado à Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDF Mulher), já em andamento. De acordo com Carvalho, o novo trabalho irá utilizar a base de dados do PCSVDF Mulher, composta por 10 mil mulheres, e sorteará 6 mil para compor a amostra do projeto.

O estudo começará em 1º de junho de 2021 com uma pesquisa CATI (Computer Assisted Telephone Interview) com mulheres que já foram entrevistadas pouco antes do início da pandemia e utilizará uma "metodologia longitudinal baseada em experimentos quase-naturais" para atingir seus objetivos. Serão coletadas informações em sete estados brasileiros: Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará.

Imagem: foto de um homem de camisa polo na cor goiabaO projeto receberá um aporte financeiro de R$ 706.000,00 e está previsto para durar 18 meses. "Como equipe científica, estamos bem cientes dos desafios técnicos, científicos, éticos e até ideológicos únicos envolvidos no tema que analisaremos, mas isso é exatamente o tipo de problema complexo que queremos enfrentar e fazer a diferença como cientistas e seres humanos, trabalhando para influenciar as políticas públicas, para aumentar e fortalecer a pesquisa orientada para a ação e sua aceitação (research uptake), e para melhorar a vida daquelas que experimentam a violência baseada no gênero", considera Carvalho.

Além do Prof. José Raimundo Carvalho, investigador principal do estudo, participam da iniciativa os seguintes pesquisadores: Conceição de Maria, do Instituto Maria da Penha (IMP); Prof. Diego de Maria, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Prof. Antônio Rodrigues Ferreira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Prof. Victor Hugo Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE); Profª Sonia Bhalotra, da Universidade de Essex (Inglaterra); e Prof. Joseph Vecci, da Universidade de Gotemburgo (Suécia).

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300