Inscrições ao SISU são prorrogadas até quarta-feira (14); matrículas na UFC serão de 19 a 21/04

Interessados em ingressar na Universidade Federal do Ceará pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021 já podem consultar todas as informações no site www.sisu.ufc.br. O Edital nº 07/2021 foi divulgado nesta segunda-feira (5), contendo as normas para o processo seletivo e a ocupação de vagas nos dois semestres letivos. Este ano, a entrega de documentos para matrícula dos aprovados será realizada exclusivamente pela Internet.

Para participar do SISU 2021, é necessário ter feito o ENEM 2020 e obtido nota de redação maior que zero. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o exame na condição de treineiro. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC), no período de 6 a 14 de abril. O resultado da Chamada Regular está previsto para 16 de abril.

Confira o edital com orientações em Libras:

O requerimento de matrícula e o envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular deverão ser feitos de 19 a 21 de abril, exclusivamente pela Internet. A regularização de pendências de documentação básica de matrícula será no dia 23 de abril. "Nossa Superintendência de Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema simples e intuitivo, que permitirá aos candidatos fazerem sua matrícula de forma segura, como exige a atual situação de pandemia que vivemos", diz o Prof. Rafael Bráz, coordenador do SISU na UFC.

Toda a documentação deverá ser enviada por meio do Sistema de Matrícula Virtual na forma de arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo. O próprio sistema informará eventuais pendências na documentação básica de matrícula, tendo o candidato o dia 23 de abril para regularizá-las. A relação completa de documentos exigidos pela UFC deve ser consultada no site do SISU na UFC.

"Nossa orientação é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas em nosso site (www.sisu.ufc.br), então já é possível ir digitalizando, organizando", recomenda o Prof. Rafael. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para concluir a matrícula, o candidato precisará, num momento posterior, fazer a confirmação de matrícula. Esse procedimento também será realizado on-line e as datas serão divulgadas durante o período de entrega de documentos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias, e o candidato que deixar de fazer qualquer uma delas perderá direito a ocupar a vaga.

Imagem: Logomarca do SISU na UFC

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas. Mais informações serão divulgadas, nas próximas semanas, no site do SISU na UFC.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão publicados no site do SISU na UFC, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar na matrícula documento que comprove sua condição declarada, por exemplo o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento indígena, disponível no site do SISU na UFC.

As relações de documentos exigidos pela UFC de acordo com a modalidade de cota devem ser consultadas no site do SISU na UFC.

OFERTA DE VAGAS – No SISU 1º/2021, a UFC terá como único critério de seleção a nota no ENEM 2020 e disponibilizará 6.268 vagas em 110 cursos de graduação presencial nos seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A licenciatura em Letras-Libras não oferta vagas no SISU, pois sua seleção é feita por edital próprio, de modo a permitir preferência de acesso a pessoas com deficiência auditiva.

A UFC não participará do SISU 2º/2021, pois todas as vagas, para os dois semestres letivos, serão disponibilizadas no SISU 1º/2021. O quadro de cursos e vagas, com a divisão por semestres, pode ser consultado no site do SISU na UFC.

O semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrículas solicitadas e documentações entregues.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para a Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de 16 a 23 de abril.

Outras informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC (www.sisu.ufc.br) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..