Hospital Universitário adota atendimento virtual a pacientes que esperam por transplante renal

Cinco profissionais de saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), organizaram e realizaram a primeira experiência de teleatendimento de enfermagem do ambulatório do Serviço de Transplante Renal. O objetivo da ação é evitar que os pacientes, que estão dentre os grupos de risco para a covid-19, se exponham com o deslocamento até a unidade hospitalar em busca de consultas presenciais. A média atual é de 12 pacientes por sessão remota.

As reuniões de orientação para o transplante renal com os candidatos à cirurgia têm sido realizadas de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, às terças-feiras, com os candidatos ao transplante. Os pacientes recebem o convite um dia antes da reunião por WhatsApp.

Imagem: Enfermeira sentada em frente a um computador, realizando atendimento virtual de pacientes (Foto: Divulgação/HUWC)

"A experiência tem sido muito satisfatória para os pacientes e para os profissionais. São reuniões tranquilas nas quais o usuário está no conforto e na segurança da sua casa e nós, profissionais de saúde, explicamos tudo e esclarecemos todas as dúvidas", detalha a chefe de enfermagem do Ambulatório de Transplante Renal do HUWC, Janaina de Vasconcelos Medeiros.

Além de Janaina, as enfermeiras Rosiane Araújo Pereira, Maria Helena Barbosa, Manuella Paula Costa da Nóbrega Lins e Emiliana Holanda Pedrosa planejaram e hoje executam o projeto. "A meta é realizar a orientação sobre o processo de transplante renal a todos os pacientes que tenham as ferramentas necessárias para participar", acrescenta Janaina.

Apenas as pessoas que não têm acesso às plataformas on-line estão sendo agendadas para atendimento presencial às sextas-feiras, com limite de cinco pacientes por semana, respeitando os protocolos de segurança sanitária vigentes.

A dona de casa Maria das Graças de Sousa Carneiro descobriu, há dois anos, um problema renal que a levou à hemodiálise, e atualmente se prepara para o transplante utilizando o atendimento remoto. "As reuniões virtuais têm sido uma grande ajuda, pois me orientam sobre todos os cuidados que devo ter tanto antes como depois do transplante", avalia.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.