Procurar no portal

Entre 29 classificadas, 14 startups da UFC avançam para fase final do Programa Corredores Digitais

Iniciativas de empreendedorismo e inovação seguem a todo vapor desde março com o início da fase 3 do Programa Corredores Digitais, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE). Das 29 startups classificadas para a fase final do programa, 14 delas surgiram a partir de ideias desenvolvidas por estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da Universidade Federal do Ceará. Os grupos terão cinco meses de capacitação e mentorias, com networking qualificado e oportunidades de pitches de negócios, em que apresentarão os trabalhos para investidores e demais parceiros. A premiação está prevista para agosto deste ano.

Ilustração de três jovens de blusa vermelha em frente a um quadro, com desenhos de um cérebro e engrenagens. O jovem do centro segura uma lâmpada gigante

Para a coordenadora do Programa Corredores Digitais, Gabriella Purcaru, todas as equipes aprovadas têm bastante potencial e são formadas por pessoas comprometidas. Desde o início do programa, foram 133 startups inscritas, de Fortaleza e de municípios do Interior. "Nossa expectativa é que esses empreendedores continuem com essa garra e materializem as ideias e os projetos em grandes negócios, que, além de resolver alguns problemas do Estado, possam gerar riqueza empregando muitos cearenses", pontua.

JORNADAS – Dependendo do estágio de maturidade de cada startup, elas foram divididas pela comissão organizadora dos Corredores Digitais em duas categorias: as jornadas de criação de negócios e de tração de negócios. Onze equipes da UFC fazem parte da jornada de criação de negócios, que envolve a elaboração de modelos de negócios, de testes e validação dos protótipos com possíveis clientes, além do desenvolvimento do mínimo produto viável (MVP, na sigla em inglês). Na jornada de tração de negócios, as outras três equipes da Universidade avançam para as etapas de marketing, vendas e preparação para lançamento de produto ou serviço no mercado.

Segundo o Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da UFC, as conquistas dessas equipes fortalecem a imagem institucional da Universidade, ao elaborarem soluções para os problemas sociais e gerarem negócios inovadores. "A participação de estudantes universitários no programa Corredores Digitais reforça a importância de se buscar, cada vez mais, a cooperação e a união entre academia, poder público, sociedade civil e iniciativa privada em prol do fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador cearense", aponta.

Logomarca da startup Integrity Engenharia com um um fundo vermelho, e cinco botões com as fotos dos participantes do projeto

CONSTRUÇÃO – O estudante Israel Sousa, do 10º semestre do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, é o líder da startup "Integrity Engenharia". A ideia surgiu no ano passado no Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), atualmente conhecido como Programa Empreende UFC. A startup propõe um sistema de monitoramento de estruturas desde a fase de construção, com sensores que analisam deformações e variações de temperatura e produzem relatórios periódicos. No futuro, a ferramenta também será adaptada para monitorar pontes e viadutos. Integram ainda a equipe os alunos Wéllida Guimarães, Yvis Silva e Guilherme Silva, todos da Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esequiel Mesquita.

"A aplicação desse sistema vai justamente atuar como uma medida de segurança, através do monitoramento contínuo. A interpretação desses dados também possibilitará uma redução de gastos com intervenções nessas construções, uma vez que eventuais danos e demais problemas poderão ser evidenciados com antecedência, antes de se tornarem uma dor de cabeça maior ao proprietário", explica Israel Sousa.

Print do site da startup Ecolife com uma tela de celular mostrando um gráfico de barras

AGRICULTURA – A startup Ecolife é liderada pela estudante Natália Guimarães, do 2º semestre do Curso de Engenharia de Computação, do Campus da UFC em Quixadá. Ela e o colega de turma Robert Vinícius Gonçalves, orientados pelo Prof. Thiago Werlley Bandeira, desenvolveram o projeto com o apoio do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) daquele campus. A dupla criou um aplicativo de celular que, conectado a sensores, mede a presença de nutrientes no solo, algo que pode ser útil desde a agricultura familiar até médias e grandes propriedades rurais.

"Através do aplicativo, que o agricultor vai se cadastrar em um clique, ele vai ter um feedback sobre quais são os tipos de plantio mais produtivos ali no solo em que pretende plantar. O nosso objetivo é ajudar o pequeno agricultor a colocar o seu produto no mercado com a maior qualidade", comenta Natália Guimarães.

SAÚDE – A equipe interdisciplinar da startup Altus, liderada pelo aluno Davi Brígido, do 6º semestre do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC (Fortaleza), classificou-se para a jornada de tração de negócios do Programa Corredores Digitais. O grupo se formou em 2020 durante o INOVA CEMP, projeto do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC, e desenvolveu uma plataforma digital de serviços de saúde. A plataforma Altus conecta clientes a nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para consultas remotas. A startup é uma iniciativa autônoma dos estudantes e tem a participação de Gabriela Rodrigues, da Engenharia Química; Kamyla Moura, da Administração, e Mateus Maia, da Engenharia de Produção Mecânica.

"Enxergamos a saúde de uma forma ampla, e é isso que queremos passar para os nossos usuários sobre cuidados preventivos e diários. No futuro breve, a nossa plataforma terá diversas funcionalidades, como meditação guiada, sessões de yoga, aulas gravadas de exercícios físicos, acompanhamento do sono e dietas mensais. Tudo isso alinhado ao acompanhamento de profissionais de Nutrição, Psicologia e Educação Física", pondera Davi Brígido.

Print do site da startup Altus com uma foto de uma moça negra, que sorri e usa bandana de cor roxa

Confira as equipes finalistas de startups da UFC e seus respectivos cursos no Programa Corredores Digitais:

Jornada Criação de Negócios

4Education – Ciências Atuariais (Fortaleza)

Ohana – Sistemas e Mídias Digitais (Fortaleza)

Relatos da Pista – Ciência da Computação (Fortaleza)

Code Reader – Engenharia de Computação (Quixadá)

Date – Sistemas de Informação (Crateús)

Ecolife – Engenharia de Computação (Quixadá)

Falaae – Engenharia de Computação (Sobral)

Integrity Engenharia – Engenharia Civil (Russas)

Kali Inteligência Pessoal – Instituto UFC Virtual (Polo UAB Quixeramobim)

Medusa’s Eyes – Ciência da Computação (Russas)

Meu! – Ciência da Computação (Russas)

Jornada Tração de Negócios:

Geocomp – Ciência da Computação (Fortaleza)

Rideup – Engenharia de Produção Mecânica (Fortaleza)

Altus – Engenharia de Produção Mecânica (Fortaleza)

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300