Pesquisa revela grau de satisfação com Encontros Universitários 2019, o primeiro em formato virtual

EU2019 CS Imagem04Uma pesquisa de opinião com estudantes, professores e servidores identificou altos índices de aprovação dos Encontros Universitários 2019 da UFC (realizado em 2020), o primeiro em formato virtual, entre aqueles que participaram do evento. A pesquisa foi realizada pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) no segundo semestre do ano passado, mas a tabulação dos resultados só foi concluída agora.

A pesquisa ouviu as três categorias da comunidade universitária com perguntas específicas, de acordo com as atividades em que houve efetiva participação: apresentação oral, pôsteres, palestras e oficinas. Uma pessoa pode ter participado de mais de uma atividade.

Na modalidade oral, 235 estudantes responderam ao questionário. Deles, 73,2% revelaram-se satisfeitos com as apresentações; e 83,4% indicaram que os conteúdos foram relevantes para sua formação profissional. Os pesquisadores ainda perguntaram se houve interação e se as sessões transcorreram normalmente. A resposta foi positiva para 75,7% dos entrevistados na primeira pergunta e para 77,5% na segunda. Um dos problemas identificados foi a oscilação da Internet: 40% informaram que a sessão sofreu alguma interrupção devido ao sinal de Internet.

Entre professores, a aprovação foi maior: 88,2% se mostraram satisfeitos com as apresentações orais; 83,6% disseram ter havido interação; e 97,4% disseram que os trabalhos contribuíram para o aprendizado acadêmico. Já entre os servidores técnico-administrativos, 89,6% disseram ter obtido novos aprendizados a partir das apresentações orais, e o mesmo número disse estar satisfeito com o resultado do evento. É preciso ressalvar que o universo de técnicos que respondeu ao questionário é relativamente pequeno.

Veja os principais resultados da pesquisa realizada pela EIDEIA

PÔSTERES E PALESTRAS – Um segundo bloco de perguntas foi feito aos estudantes que participaram da  modalidade pôster. Esse grupo foi composto por 535 alunos que, de forma majoritária (58,9%), disseram ter ficado satisfeitos com as apresentações. A pesquisa também identificou que 68,4% relatam interação nas suas sessões e que 69,2% consideraram os conteúdos trabalhados como relevantes.

Entre os professores, 89,3% disseram que os conteúdos foram relevantes e 62,1% se disseram satisfeitos. No segmento de servidores, 87,5% se mostraram satisfeitos com os eventos e 94,8% afirmaram ter obtido novos aprendizados.

Já as palestras foram o formato com os maiores índices de aprovação. Entre os estudantes, 91,4% se dizem satisfeitos e 81,5% afirmam que os conteúdos foram relevantes, ao passo que, entre professores, a satisfação com os conteúdos foi de 88,6% e a importância para a formação acadêmica chegou a 95%. Os técnicos administrativos, por sua vez, também fizeram avaliações positivas: 94,8% disseram que as palestras lhes proporcionaram novos aprendizados e 100% demonstraram satisfação.

Com relação às oficinas, 78,1% dos alunos consideraram os conteúdos relevantes e 71,4% se mostraram satisfeitos com a atividade assistida.

"Os EU 2019 foram muito bem avaliados, sobretudo quanto ao uso das plataformas digitais e às interações decorrentes dessa estratégia tecnológica ao permitir aos participantes visitar vários 'locais' em tempo real e de acordo com os interesses individuais", avalia o Prof. Wagner Andriola, integrante da equipe técnica que realizou o estudo e ele mesmo um pesquisador da área de educação. Por "locais", o pesquisador cita as salas virtuais em que ocorriam todas as atividades.

METODOLOGIA – A pesquisa foi realizada pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) durante os Encontros Universitários realizados em 2020. As respostas, portanto, não se referem ao evento deste ano.

Para a realização do trabalho, estudantes, professores e servidores responderam a formulários eletrônicos, disponibilizados via Google Form e remetidos aos participantes de acordo com a base de dados da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI).

Veja a íntegra do relatório da EIDEIA.

Fonte: Prof. Wagner Andriola, da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.