Procurar no portal

Encontro de Experiências na Advocacia debaterá Direito, Empreendedorismo e Inovação

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Experiências na Advocacia da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. O evento, que ocorrerá de 19 a 21 de abril, de forma remota, tem como tema central "Direito, empreendedorismo e inovação: os novos contornos da advocacia durante a pandemia".

Organizado pelo Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC, o Encontro tem o objetivo de levar "importantes discussões da advocacia para a comunidade acadêmica, principalmente no que concerne às adaptações necessárias no período de pandemia e seus reflexos no futuro". As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, e os participantes terão direito a certificado de 20 horas.

Imagem: foto em tom azul de uma estátua da balança que simboliza a justiça. Ao lado, um globo terrestre e, ao fundo, uma janela com persianas fechadas

A programação contará com sete palestras que ocorrerão de forma virtual por meio da plataforma Sympla, integrada ao Zoom. Já estão confirmados nomes como: Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Erinaldo Dantas, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), e Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do Encontro está marcada para as 19h do dia 19 de abril com a palestra "Garantias para o exercício da advocacia no mundo digital: audiências e julgamentos virtuais", com o ministro Humberto Martins, presidente do STJ; Rita Cortez, presidente do IAB; Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE; e Alex Santiago, docente do Departamento de Direito Processual da FADIR e coordenador do Curso de Direito da UFC.

No dia seguinte, os debates prosseguirão a partir das 14h com a palestra "O acompanhamento da jurisprudência em matéria tributária e os caminhos para evitar o plágio e inovar nas peças", com os docentes Hugo de Brito Machado Segundo e Carlos César Cintra, da Faculdade de Direito da UFC, e a mestranda Sandrelle Jorge, do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição.

Às 16h, a palestra "A importância do estudo da jurimetria por advogados e as inovações para a advocacia empresarial" contará com a exposição de Marcelo Guedes Nunes, docente de Direito Comercial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Uinie Caminha, professora do Departamento de Direito Privado da UFC.

Ainda no dia 20 de abril, às 19h, ocorrerá a palestra "A aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados na advocacia e o Compliance de empresas à LGPD", com Silvana Melo e Ricardo Maia, estudantes de doutorado e mestrado em Direito da UFC, respectivamente.

No dia 21, a advogada Ayra Facó Antunes e o estudante de Direito da UFC Pedro Jorge Medeiros discutirão sobre "Marketing jurídico e a prospecção no Direito: a força de uma marca", a partir das 14h. A palestra seguinte, às 16h, será sobre "Instrumentos jurídicos e a LGPD", com Renato Opice Blum, presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados); Lívia Campos, advogada no setor de inovação jurídica; e Rômulo-Marcel, autor da obra Fundamentos Jurídicos da Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade.

Às 19h, a palestra de encerramento do evento abordará "O papel do advogado no enfrentamento e superação de crises". Para discutir o assunto, foram convidados o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz; o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Eduardo Pragmácio Filho; a especialista em Direito Bancário Ana Carolina Franco; e o professor da PUC-Rio e da Faculdade Getúlio Vargas Francisco Mussnich.

Mais informações no site do evento e no perfil do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua no Instagram.

Fonte: Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300