Abertas inscrições de curso sobre uso de tecnologias digitais para professores de inglês como segunda língua

Até 23 de abril, estão abertas as inscrições para o projeto "English as a second language (ESL) teaching during and after world pandemic" (Ensino de inglês como segunda língua durante e após a pandemia, em tradução para o português). O primeiro curso ofertado pelo projeto, "Abordagem interativa para o ensino de línguas por meio de tecnologia", terá 40 horas-aula de duração, com 40 vagas destinadas, preferencialmente, a capacitar professores de inglês da rede pública estadual cearense. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas por meio de formulário eletrônico.

Tela de computador com um balão vermelho escrito com o diálogo "Do you speak English?"

O curso terá quatro módulos: Introdução ao ensino de línguas mediado por tecnologias; Desenvolvimento de letramento usando tecnologias; Ensino das habilidades orais usando tecnologias; e Ensino e aprendizagem de línguas a distância. A capacitação ocorrerá de forma remota, no período de 3 de maio a 30 de junho de 2021. Com apoio de tutores, a formação será ministrada em inglês por meio do SOLAR, plataforma de educação a distância desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará. As matrículas serão efetivadas de acordo com a ordem de inscrição, e os participantes receberão por e-mail os links para ter acesso às aulas.

Segundo a coordenadora do projeto, Profª Diana Fortier, a capacitação em tecnologias digitais para professores de inglês permitirá aulas mais bem planejadas, com clareza de objetivos e de estratégias de avaliação, além do uso adequado de recursos didáticos. Para a coordenadora, é necessário apoiar os professores, formando-os e informando-os a respeito dessas ferramentas, com o propósito de auxiliá-los na montagem de projetos práticos de implementação com os seus respectivos alunos.

"Em vários contextos de ensino, os professores não tinham preparo para lidar com a pandemia. Foi preciso um esforço hercúleo de adaptação, a toque de caixa, para que eles pudessem começar a trabalhar com o modelo remoto. O curso pretende cobrir essas lacunas, através de uma formação que contempla desde as origens das novas tecnologias digitais de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, e do inglês em particular, até os fundamentos pedagógicos desse tipo de trabalho em sala de aula", explica Diana Fortier.

SAIBA MAIS – A iniciativa do projeto "English as a second language (ESL) teaching during and after world pandemic" é da UFC, com patrocínio do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Recife. A realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), com elaboração pedagógica do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT/UFC), e apoio técnico do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual). Os certificados de participação e de conclusão serão emitidos em parceria pela UFC e o Consulado dos Estados Unidos.

No segundo semestre de 2021, serão ofertados outros dois cursos do projeto: "Ferramentas digitais para ensino de línguas" e "Elaboração de material didático para ensino de inglês com tecnologia digital". Informações sobre prazo de inscrições, conteúdo programático e datas de realização dos cursos estão disponíveis no site do projeto. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Diana Fortier, coordenadora do projeto ESL teaching during and after world pandemic – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.