HUWC realiza 19 transplantes de medula óssea em 2021 e está entre os 7 maiores centros transplantadores do Brasil

Em fevereiro deste ano, durante a segunda onda da pandemia, o motorista Márcio Gomes, de 34 anos, portador de uma leucemia linfoide aguda, foi transplantado no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. "Apesar do medo de realizar o transplante por conta da covid-19, encarei o procedimento por causa das informações recebidas pela equipe assistencial do HUWC. Tudo foi feito com muita segurança", compartilha. É para garantir a sobrevida de pacientes como o Márcio que o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC não parou. De janeiro a março de 2021, 19 transplantes foram realizados.

Foto de uma equipe de profissionais de saúde trabalhando em um sala de cirurgia do Hospital Universitário

No ano passado, em número de procedimentos, o HUWC ficou na 7ª posição, em um universo de 120 centros transplantadores brasileiros. "Em 2019, fizemos 76 procedimentos. No ano passado, 52, o que representa uma redução de aproximadamente 31%. Entretanto, um estudo nacional mostra que, no geral, houve uma queda de 50% no número de transplantes no Brasil. Ou seja, nossos esforços têm, sim, valido a pena", destaca o Prof. Fernando Barroso, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e médico hematologista responsável pelo Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC.

Foram adotadas uma série de estratégias de enfrentamento à pandemia, como orientações repassadas a pacientes e familiares por telefone, evitando assim o deslocamento desnecessário ao hospital. Também foi determinado o distanciamento social na sala de espera, com redução de cerca de 30% no atendimento presencial. "Com testagem de todos os pacientes, doadores e profissionais de saúde assintomáticos para covid com RT-PCR, não paramos nossas atividades. Inclusive, fomos um dos primeiros centros do Brasil a testar profissionais de saúde assintomáticos, além de doadores e pacientes", explica Barroso.

Márcio Gomes, que se recupera muito bem e já voltou a trabalhar, lembra que a equipe assistencial do HUWC realizou nele três testes para descartar em definitivo a covid-19. "Hoje, eu estou ótimo. Agradeço demais pelo excelente acompanhamento que tive dos profissionais do hospital", acrescenta. Apesar de não ter sido garantida a média anual de transplantes no patamar pré-pandemia, os esforços empreendidos pelos profissionais de saúde mantiveram o HUWC entre as unidades do País que mais transplantaram.

Imagem do certificado concedido ao Hospital Walter Cantídio por reportar dados de transplantes de medula óssea

CERTIFICAÇÃO – A equipe do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC ainda celebra outra recente conquista. A Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), com apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, certificou o Hospital Universitário por reportar dados ao Registro multicêntrico de transplantes de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil e relatados no Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR). O HUWC é um dos 24 primeiros centros brasileiros a serem certificados e o único hospital da rede pública do Norte e Nordeste a obter tal reconhecimento.

"Somente nove hospitais públicos receberam essa certificação no Brasil. Isso é algo muito relevante. O único hospital público das regiões Norte e Nordeste na lista é o nosso. Se considerarmos 120 centros, menos de 10%. Isso expressa que nossos resultados, de forma transparente, são informados e se equiparam aos dos melhores centros do Brasil e do exterior", aponta Fernando Barroso.

Ouça matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre o assunto

HISTÓRICO – A Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio iniciou, em agosto de 2008, os transplantes de medula óssea. O HUWC é a única unidade pública do Ceará a realizar transplantes de medula óssea, tendo feito 582 procedimentos nos últimos 12 anos. Em todos os transplantes, há participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), com ações de cadastro de doadores e coleta da medula óssea.
Nesse contexto, contribui uma extensa equipe multidisciplinar de profissionais de saúde formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e dentistas. A taxa de sucesso nos transplantes de medula óssea no HUWC alcança a marca de 95,3%.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.