Ferramenta desenvolvida pela UFC em aplicativo para área de segurança pública é premiada em concurso da CGU

A Universidade Federal do Ceará foi destaque no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) neste mês de abril. A ferramenta de Participação Cidadã do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com desenvolvimento da UFC, recebeu o prêmio na categoria Tecnologia, segurança da informação e proteção de dados pessoais.

Com coordenação do Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito, e do Prof. José Antônio Fernandes de Macedo, do Departamento de Computação, o projeto é inteiramente arquitetado, executado e implantado pela equipe do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC desde maio de 2019. A ferramenta foi idealizada pela Ouvidora-Geral do MJSP, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a UFC, no âmbito do Projeto Sinesp Big Data.

Imagem: tela inicial do aplicativo Sinesp Cidadão

A equipe responsável pela realização do projeto no ambiente universitário é composta por docentes, pesquisadores, profissionais de TI, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado da Instituição. Segundo a coordenação do projeto, são aproximadamente 90 pessoas envolvidas no desenvolvimento e na implantação de 12 soluções tecnológicas para o Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública. O projeto deve ser finalizado em outubro deste ano.

Por meio do módulo Participação Cidadã no aplicativo Sinesp Cidadão, é permitida a coleta de ocorrências e incidentes em vários setores de segurança pública, auxiliando na integração de informações necessárias para a análise e oferecimento de respostas pelo Governo Federal.

A solução começou a ser utilizada em dezembro de 2019, permitindo que o cidadão tenha uma participação mais ativa junto à segurança pública: com a ferramenta, é possível informar ocorrências diversas, obter informações e demandar serviços. Como exemplo da atuação, os coordenadores do projeto citam que a população pode informar o roubo de um veículo diretamente para as bases de dados das polícias, as quais podem acionar imediatamente a localização e a abordagem do veículo.

Também é possível efetuar consultas a situações de veículos, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, além de outras funcionalidades que futuramente serão agregadas ao aplicativo. É possível realizar o download gratuito do Sinesp Cidadão pelas lojas virtuais de smartphones.
A coordenação do projeto também destaca que a UFC tem celebrado Acordos de Cooperação Técnica com outros órgãos de segurança pública para desenvolver diversos projetos e soluções no âmbito do Centro de Inteligência Artificial da UFC, recentemente implantado.

Fonte: Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.