Projeto de pesquisa busca voluntários com tendinopatia do calcâneo; participação é gratuita

Você sente dor na região posterior do tornozelo? Se sim, esse é um sintoma comum de tendinopatia do calcâneo (popularmente conhecido como tendão de aquiles). O tema está sendo investigado pelo Grupo de Pesquisa em Tendinopatias do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade (PPGFisio) da Universidade Federal Ceará, que está em busca de voluntários para uma avaliação da dor.

Coordenada pelo Prof. Rodrigo Ribeiro de Oliveira e pela mestranda do PPGFisio Yanka Murakawa, a pesquisa tem o objetivo de verificar a associação de fatores psicológicos com a severidade da dor em pacientes com tendinopatia de calcâneo.

Imagem: foto de um jovem negro com roupa de esportes sentado em uma escadaria colocando as mãos no tornozelo

Qualquer pessoa acima de 18 anos de idade e que apresente dor na região do Tendão do Calcâneo (Aquiles) pode participar da pesquisa respondendo a um questionário on-line sobre o assunto. A participação é gratuita e os voluntários receberão uma cartilha com orientações e exercícios específicos para o tratamento dessa condição.

Os participantes responderão a perguntas relacionadas à severidade da dor, ansiedade, pensamentos e sentimentos que podem surgir quando sente dor, como a dor compromete a realização de atividades cotidianas, entre outras. De acordo com os coordenadores, os voluntários levarão em média 10 minutos para responder a todas as questões do formulário.

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

GRUPO DE PESQUISA – Criado em 2015, o Grupo de Pesquisa em Tendinopatias da UFC realiza investigações relativas à prevenção, avaliação e intervenção das alterações dos tendões e do sistema musculoesquelético com o objetivo de contribuir para o entendimento das repercussões dos diversos eventos nos tendões e no sistema musculoesquelético, além de realizar avaliações para um melhor tratamento do paciente. Atualmente, o grupo, coordenado pelo Prof. Rodrigo de Oliveira, conta com 11 doutores, dois doutorandos, cinco mestrandos e 13 graduandos.

Fonte: Yanka Murakawa, mestranda do PPGFisio e coordenadora do Projeto Aquiles – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.