SECULT-ARTE lança Laboratório de Arte e Expressão com oferta de oficinas e cursos abertos ao público e gratuitos

Que tal aprender, em casa, a criar um fanzine? Ou a arte de hand lettering e começar a desenhar todo tipo de letras com criatividade? Ou ainda se iniciar na aquarela e bordado? Essas são algumas atividades a serem ofertadas ao longo deste ano pelo Laboratório de Arte e Expressão (LAE), da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará. O LAE é um projeto com foco na formação artística e criativa da comunidade em geral, através de cursos livres e oficinas. Nessa primeira fase as oficinas serão nas áreas de literatura, artes visuais, bordado e artes integradas. Todas são abertas ao público e gratuitas.

Para inaugurar a programação do LAE, será realizada, na próxima segunda-feira (3), 18h, a Oficina de Fanzine ministrada pelo estudante LeviS Porto, do Curso de Cinema e Audiovisual na UFC e bolsista do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da SECULT-ARTE/UFC. As próximas oficinas serão ofertadas em parceria com o Bolsa Arte Moda, projeto vinculado ao PPCA.

Imagem: A primeira atividade a ser oferecida pelo LAE é a Oficina de Fanzine, com LeviS Porto, escritor, artista e pesquisador (Imagem: Divulgação)

LeviS Porto é também escritor, artista e pesquisador. Escreve on-line e cria zines. Em 2019 publicou o livro de poemas Chinchila, pela editora IPDH. Em 2020 publicou Histórias pra gente entocada, um e-book ilustrado de contos sobre a quarentena.

Ouça também matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre o assunto

COMO PARTICIPAR – Neste período de isolamento social em razão da pandemia de covid-19, as atividades do LAE ocorrerão através do perfil do Instagram  e do canal do YouTube da SECULT-ARTE. Para ter acesso às oficinas do LAE, não é preciso inscrição prévia. Os interessados devem apenas acessar o conteúdo pela plataforma que achar mais conveniente, acompanhar as aulas e realizar as atividades propostas.

Ao fim, os participantes podem enviar o resultado da produção para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou apenas marcar o perfil da secretaria em suas produções. Os organizadores esclarecem que não serão emitidos certificados para essa primeira fase do LAE.

Confira abaixo a lista das próximas oficinas previstas pelo LAE em parceria com o projeto Bolsa Arte Moda:

Maio: Colorindo com o Básico: Lápis de Cor Escolar e Papel Sulfite – Sophie Feitosa Teles
Junho: Oficina de Biscuit Simplificado: Action do Totoro do Zero – Helem dos Santos Soares
Julho: Como Fazer e Aplicar Aquarela Caseira – Gabriela Costa Borges
Agosto: Criando um Jardim: Aquarela e Bordado – Allana Maísa de Souza Porto