Com feito inédito, Sociedade de Debates da UFC é campeã do Torneio Open Brasil

A Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Instituição, sagrou-se campeã do Torneio Open Brasil, organizado pelo Instituto Brasileiro de Debates e realizado de 23 a 25 de abril. Os debatedores Julia Ribeiro e Vinícius Franco formaram a dupla que venceu a grande final. A SdDUFC também conquistou o título de melhor sociedade de debates do certame.

O Open Brasil ocorreu de forma remota, de acordo com as normas de distanciamento social em razão da pandemia. O evento segue o modelo do Parlamento Britânico, adotado nos debates competitivos por todo o país. Neste formato, a disputa inicia a partir da escolha de um tema central, que deve ser defendido por duas duplas de defesa e contraposto por duas duplas de oposição. A posição de cada um dos oradores do debate é sorteada e não reflete as opiniões pessoais dos participantes.

Imagem: Card com as duplas finalistas da competição

A competição contou com cerca de 200 participantes, e a SdDUFC foi representada por oito duplas, das quais sete estiveram entre as 16 melhores equipes do torneio, compondo quase metade do total de duplas classificadas para as quartas de final do torneio: um feito inédito, que confirma o alto nível intelectual dessa Casa de Debates, independentemente da geração.

Foram ao todo cinco rodadas classificatórias e três rodadas eliminatórias (quartas de final, semifinais e final). Em cada etapa, os participantes discutiram temáticas diversas e que exigem muito estudo e preparação para o alto desempenho, como democracia, economia e gestão de políticas públicas.
Além de Julia Ribeiro e Vinícius Franco, a dupla Pedro Jorge e Estevão Mota também representou a Universidade na disputa da final. A média somada de cada uma das duplas da SdDUFC, com desempenho marcante em cada fase do Open, garantiu que fosse classificada como a melhor entre as sociedades de debate participantes.

PREPARAÇÃO PARA OS DEBATES – Em janeiro, Vinícius Franco e Júlia Ribeiro formavam uma das duplas representantes da Sociedade de Debates da UFC vitoriosas no Campeonato Latino-Americano de Debates. Para Vinícius, que hoje está como presidente da SdDUFC, os resultados são fruto de muita preparação e estudo para enfrentar o formato de discussões proposto pelas disputas de debates Brasil afora.

"Eu e a Júlia Ribeiro formamos essa dupla desde o final de 2020, por entre outubro e novembro, quando começamos a participar juntos de competições regionais. Disputamos na época o Open Natal, organizado pela Sociedade de Debates da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, quando chegamos à semifinal. Continuamos treinando constantemente, pegando propostas de discussões de outros campeonatos, especialmente os internacionais, para fazer simulações como se estivéssemos disputando", conta o universitário.

Os torneios de debates esperam de seus participantes, além da boa oratória, o aprofundamento em geopolítica, filosofia, sociologia, políticas públicas, dentre outras áreas temáticas. A grande final do Open Brasil, por exemplo, exigiu muita leitura sobre sincretismo religioso. "Tínhamos que, de uma forma geral, defender ou se contrapor à perspectiva do chamado cristianismo negro, uma lógica que tenta adaptar determinados aspectos de matrizes africanas ao cristianismo. Este era o cerne da discussão. Cada lado tentou defender uma perspectiva que fosse vantajosa para a superação da opressão racial", recorda.

SOBRE A SDDUFC – Fundada em 7 de setembro de 2010, a Sociedade de Debates da UFC é pioneira na proposta de Casas de Debates no País. O projeto sem fins lucrativos vinculado à Universidade busca fomentar a prática do debate honesto, no ambiente universitário e na sociedade civil, por meio da promoção de módulos de oratória gratuitos e da execução de debates-treino para o desenvolvimento da capacidade argumentativa.

Ao longo desta primeira década de atividades, a iniciativa acumula participações em torneios de debates e tem o maior número de conquistas no Movimento de Debates Competitivos no Brasil.

Fonte: Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.