PPGS e Universidade de Cardiff ofertam curso Neoliberalismo, Individualismo e Desigualdade

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para o curso Neoliberalism, Individualism and Inequality (Neoliberalismo, Individualismo e Desigualdade), uma realização do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Cardiff, do Reino Unido.

A atividade será ministrada pelo Prof. Ralph Fevre, integrante do Wales Institute of Social and Economic Research and Data (Instituto de Pesquisa e Dados Socioeconômicos do País de Gales) e professor emérito daquela universidade britânica, com moderação do Prof. Edemilson Paraná, coordenador do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS) e vice-coordenador do PPGS/UFC.

Para o curso serão oferecidas 50 vagas, destinadas, preferencialmente, a estudantes de pós-graduação, mas também podem participar professores e estudantes de graduação. Devido ao número limitado, serão priorizadas as inscrições na seguinte ordem: estudantes de pós-graduação da UFC e membros do NETS, estudantes de pós-graduação da região Nordeste do Brasil, estudantes de pós-graduação do Brasil e estudantes de pós-graduação de outros países. Interessados devem inscrever-se através de formulário on-line.

Imagem: Cartaz verde do evento, com imagem dos professores Ralph Fevre e Edemilson Paraná

Com duração de 20 horas-aula, o curso será composto por quatro encontros virtuais, de 45 minutos cada um, além de uma conferência e atividades em formato de quizzes on-line sobre o tema geral. As aulas serão ministradas em formato síncrono, completamente em língua inglesa. Ao fim será emitido certificado de participação aos cursistas que conferirem todas as sessões e realizarem as tarefas propostas.

INTERNACIONALIZAÇÃO – A realização integra o projeto de pesquisa New Arenas for Civic Expansion: Humans, Animals and Artificial Intelligence (AI) (Novas Arenas para a Expansão Cívica: Humanos, Animais e Inteligência Artificial – AI), iniciativa transnacional de pesquisa qualitativa que investiga quais fatores moldam o individualismo e as relações humanas e não humanas na sociedade civil.

Destaca a coordenadora do PPGS/UFC, Profª Andrea Leão, que a formação integra um grupo de ações de internacionalização do programa. "Trata-se de um projeto de pesquisa internacional, financiado pelo Economic and Social Research Council do Reino Unido, dirigido pelo WISERD/Cardiff University e, no Brasil, realizado em parceria com o NETS, coordenado pelo Prof. Edemilson Paraná (PPGS/UFC). O curso é parte dessa cooperação internacional e prevê, como contrapartida, além de publicações conjuntas entre pesquisadores dos dois países, a realização de atividades de pesquisa e ensino pelo Prof. Edemilson Paraná e outros pesquisadores do NETS no Reino Unido".

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Edemilson Paraná, coordenador do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.